Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa festeja 56 anos de existência
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa festeja 56 anos de existência

  • Publicado: Quarta, 04 de Agosto de 2010, 00h00
  • Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2015, 09h21

 

Ascom Inpa

Homenagens são destaque nas comemorações do aniversário do Inpa

Por Wallace Abreu

Na manhã desta quarta-feira (4), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realizou um evento em comemoração a mais um ano de existência do Instituto. Os servidores do Inpa que morreram neste último ano foram homenageados com um minuto de silêncio.

As atividades seguiram com o hasteamento da bandeira nacional feito pela funcionária do Inpa, Ires Paula de Andrade Miranda da Coordenação de Pesquisas em Botânica (CPBO) e contou com a presença da Banda do Comando Militar da Amazônia.

Siga o Inpa no Twitter

A programação teve continuidade com a homenagem feita ao pesquisador Niro Higuchi da Coordenação de Pesquisas em Silvicultura Tropical (CPST) pelo Prêmio Fundação Bunge 2010 na área “Ciências Florestais”, um dos prêmios mais importante na área científica. Para receber a homenagem, estava presente o seu filho Francisco Gasparetto Higuchi, engenheiro florestal e pesquisador voluntário do Laboratório de Pesquisas em Manejo Florestal do CPST.

“Meu pai está participando de uma banca em São Paulo e infelizmente não pôde comparecer, mas toda a nossa família está muito orgulhosa com o prêmio. É muito legal saber que o trabalho do meu pai está sendo reconhecido, e melhor ainda, pois o reconhecimento veio em vida”, ressalta Gasparetto.

Celebração

Após a homenagem, um culto ecumênico foi realizado na Ilha da Tanimbuca no Bosque da Ciência e contou com a participação do Pastor Jonathas Carolino, do Dr. Antônio dos Santos da Casa da Fraternidade Chico Xavier e do padre Charles Cunha da Silva.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena, esteve presente na solenidade e destacou que o Inpa já faz parte do patrimônio nacional e tem sua importância reconhecida internacionalmente.

"Nesses últimos quatro anos, o Inpa deu saltos importantíssimos em pesquisas científicas. Atualmente, o Instituto é um dos maiores em captação de recursos do Estado do Amazonas", destacou Sena.

No evento, estavam presentes o deputado estadual Luís Castro, presidente da Comissão de Meio-Ambiente da Assembléia Legislativa; o Professor José Seráfico, Presidente da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB); o deputado estadual Eron Bezerra; além de servidores, funcionários e parceiros do Instituto.

Os livros da Editora do Inpa, que foram lançados pela 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Natal (RN), foram apresentados ao público presente. Entre as publicações estão o Manual de Criação de Matrinxã (Brycon amazonicus) em Canais de Igarapés; A Fauna de Artrópodes da Reserva Florestal Ducke: Estado atual do conhecimento taxonômico e Biológico; Educação para que Ambiente: Desafios Teóricos para a Educação Ambiental na Amazônia; Amazônia esse mundo à parte; e A Propósito de ciências e pesquisa.

As comemorações encerraram com homenagens aos servidores mais antigos do Inpa. Entre eles Manoel Francisco Jesus de Souza da Coordenação de Pesquisas em Silvicultura Tropical (CPST). “É uma honra ter o trabalho reconhecido e poder representar todos os servidores que lutam juntos para fazer do Inpa esta instituição respeitada”, relata Souza.

registrado em:
Fim do conteúdo da página