Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Debates sobre qualidade da educação e ciência encerram SBPC
Início do conteúdo da página
Notícias

Debates sobre qualidade da educação e ciência encerram SBPC

  • Publicado: Domingo, 01 de Agosto de 2010, 00h00
  • Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2015, 09h07

 

Ascom Inpa

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, participou do encerramento da 62ª Reunião da SBPC em Natal (RN)

Por Daniel Jordano

Natal-RN

Terminou nesta sexta-feira (30) a 62ª  Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC). No balanço final,  organização do evento contabilizou mais de 15 mil visitantes por dia.

Somente na ExpoT&C, onde o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) apresentou algumas de suas pesquisas, o número de visitantes chegou a 6 mil diariamente.

Siga o Inpa no Twiter

Durante seis dias, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi palco dos debates que devem dar rumo às políticas de Ciência e Tecnologia para os próximos anos. O tema principal deste ano da SBPC foi o mar, porém a Amazônia foi destaque no evento com  a apresentação de trabalhos de iniciação científica, palestras que também envolveram mudanças climáticas e seus efeitos na região, além da exposição de algumas pesquisas desenvolvidas pelo Inpa. Estudos com couro de peixe, tratamento biológico da água, a elaboração da salsicha de peixe, dente outras pesquisas foram apresentadas durante a ExpoT&C.

O coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, afirmou que a exposição do Instituto traz resultados positivos, pois aproxima a ciência da sociedade. Ele destacou também os resultados alcançados nesta reunião da SBPC em Natal. “A organização da SBPC conseguiu envolver vários setores da sociedade e a participação do Inpa foi importante, pois levou um pouco da Amazônia para esse público”, afirmou.

Educação e ciência

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, fez um breve balanço sobre a qualidade da educação no país e destacou o desenvolvimento tecnológico através dos programas de Iniciação científica e pós-graduação. “O Brasil, hoje, está em 13ª lugar no ranking de produção científica. A sociedade tem que continuar com esse vigor, não vamos cometer no século XXI os erros que cometemos no século XX’’, afirmou Haddad.

O Presidente da SBPC, Antônio Raupp, falou sobre a importância da qualidade da educação para o desenvolvimento da ciência e afirmou que os debates sobre ciência, tecnologia e inovação estão cada vez mais na ordem do dia dos governos. “Educação é um elemento de cidadania. A educação é um pré-suposto para a ciência e tecnologia, para a modernização  e desenvolvimento do país e serve para inserir as pessoas neste desenvolvimento”,  enfatizou.

A reunião deste ano da SBPC contou com 72 conferências, 61 mesas-redondas, 26 simpósios e 700 conferencistas. A cidade que irá receber a reunião da SBPC em 2011 será Goiânia (GO).

registrado em:
Fim do conteúdo da página