Inpa e Universidade Nilton Lins lançam cartilha “Criação de Peixes no Amazonas”
Organizadores esperam contribuir com o avanço da piscicultura no Estado. Publicação possui informações sobre criação, manutenção e desenvolvimento da atividade
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Imagem: Divulgação do programa
Com o objetivo de fornecer noções básicas para que um produtor possa iniciar e manter a atividade de piscicultura na região, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins) produziram a cartilha “Criação de Peixes no Amazonas”. O lançamento da obra acontece nesta quarta-feira (27), às 16h, no Auditório do Bosque da Ciência, situado na rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis, Manaus.
A cartilha é direcionada a estudantes do ensino médio-técnico, graduandos, pós-graduandos, produtores, técnicos e demais interessados na área. Foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos).
A coordenação da publicação foi da pesquisadora do Inpa, Elizabeth Gusmão Affonso, juntamente com o professor da Uninilton Lins, Eduardo Akifumi Ono, e Marcio Quara de Carvalho Santos, do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), Campus Coari. Após o lançamento, a obra estará à venda aos interessados ao preço de R$15.
“Esperamos que esta pequena contribuição para a sociedade amazonense possa estimular o interesse sobre essa prática de produção agropecuária, assim como contribuir com o avanço da piscicultura no Amazonas”, diz Gusmão.
A obra é fruto da disciplina Extensão em Aquicultura, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da UniniltonLins em ampla associação com o Inpa. Aborda vários temas sobre piscicultura, levando em consideração as especificidades do Estado, como o clima, o solo, a água e as espécies de peixes nativas da região, como o tambaqui (Colossoma macropomum) e o matrinxã (Brycon amazonicus). “Dessa forma, entendemos que o produtor que vive na região terá um melhor entendimento para associar as orientações apresentadas na cartilha com a realidade local”, diz a pesquisadora.
O programa já lançou outras publicações, como a cartilha Piscicultura Familiar no Amazonas.
Redes Sociais