Degustação de iguarias da Amazônia na SBPC
Ascom Inpa
Os produtos fazem parte de estudos elaborados na Coordenação de Pesquisas em Tecnologia de Alimentos do Inpa.
Por Eduardo Gomes
Natal - RN
Um dos grandes atrativos da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é a ExpoT&C, que apresenta vários trabalhos para o público. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) trouxe degustação de produtos Amazônicos desenvolvidos pelo Instituto.
As iguarias Amazônicas oferecidas aos visitantes são desenvolvidas pela Coordenação de Pesquisas em Tecnologia do Alimento (CPTA/Inpa) e fazem parte de um processo de pesquisa onde a matéria-prima é estudada em diferentes fases, como a captura no caso dos peixes e na coleta no caso de frutos, levando em consideração que a etapa final deve ser a elaboração de produtos.
Segundo o pesquisador da CPTA, Nilson Aguiar, um dos produtos oferecidos como degustação está relacionado à tecnologia do pescado na região. “Trouxemos para a exposição a degustação de um produto que surgiu na área de tecnologia do pescado com espécies regionais, trata-se de um Camabouco, ou seja, um produto que agrega proteínas o máximo possível, unificando o peixe ao sal e transformando-o em uma base sólida, ou seja uma espécie de salsicha de peixe”, explica Aguiar.
Conhecer para conservar
O stand ofereceu também ao público licores de frutos Amazônicos como o Camu-Camu, muito conhecido na região Amazônica por ser rico em vitaminas.
Os produtos fazem parte de outro projeto do Instituto que tem o objeto de identificar frutas e a produção de produtos derivados, como o licor, geléias e similares.
Para o estudante de engenharia florestal Rodrigo de Oliveira, do Estado de São Paulo, experimentar os produtos elaborados a partir de frutos da Amazônia é também conhecer para preservar. “É muito importante estar divulgando esses produtos, pois são de muito valor nutricional, e isso ajuda a divulgar a importância de riquezas que a região possui, na intenção de preservar ainda mais a Amazônia. Eu conheço a acerola, mais acabei de provar o Camu-Camu e achei uma delícia, e fiquei satisfeito em saber que além de saboroso ele é rico em vitamina C”, declarou.
Redes Sociais