Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Degustação de iguarias da Amazônia na SBPC
Início do conteúdo da página
Notícias

Degustação de iguarias da Amazônia na SBPC

  • Publicado: Segunda, 26 de Julho de 2010, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 25 de Maio de 2015, 10h48

 

Ascom Inpa

Os produtos fazem parte de estudos elaborados na Coordenação de Pesquisas em Tecnologia de Alimentos do Inpa.

Por Eduardo Gomes

Natal - RN

Um dos grandes atrativos da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é a ExpoT&C, que apresenta vários trabalhos para o público. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) trouxe degustação de produtos Amazônicos desenvolvidos pelo Instituto.

As iguarias Amazônicas oferecidas aos visitantes são desenvolvidas pela Coordenação de Pesquisas em Tecnologia do Alimento (CPTA/Inpa) e fazem parte de um processo de pesquisa onde a matéria-prima é estudada em diferentes fases, como a captura no caso dos peixes e na coleta no caso de frutos, levando em consideração que a etapa final deve ser a elaboração de produtos.

Siga o Inpa no Twitter

Segundo o pesquisador da CPTA, Nilson Aguiar, um dos produtos oferecidos como degustação está relacionado à tecnologia do pescado na região. “Trouxemos para a exposição a degustação de um produto que surgiu na área de tecnologia do pescado com espécies regionais, trata-se de um Camabouco, ou seja, um produto que agrega proteínas o máximo possível, unificando o peixe ao sal e transformando-o em uma base sólida, ou seja uma espécie de salsicha de peixe”, explica Aguiar.

Conhecer para conservar

O stand ofereceu também ao público licores de frutos Amazônicos como o Camu-Camu, muito conhecido na região Amazônica por ser rico em vitaminas.

Os produtos fazem parte de outro projeto do Instituto que tem o objeto de identificar frutas e a produção de produtos derivados, como o licor, geléias e similares.

Para o estudante de engenharia florestal Rodrigo de Oliveira, do Estado de São Paulo, experimentar os produtos elaborados a partir de frutos da Amazônia é também conhecer para preservar. “É muito importante estar divulgando esses produtos, pois são de muito valor nutricional, e isso ajuda a divulgar a importância de riquezas que a região possui, na intenção de preservar ainda mais a Amazônia. Eu conheço a acerola, mais acabei de provar o Camu-Camu e achei uma delícia, e fiquei satisfeito em saber que além de saboroso ele é rico em vitamina C”, declarou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página