Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa lança seis livros na SBPC

Inpa lança seis livros na SBPC

• Publicado: Segunda, 26 de Julho de 2010, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 25 de Maio de 2015, 10h31

Ascom Inpa

Os livros reúnem pesquisas e artigos de vários e serve como meio para inclusão da sociedade nos pesquisas desenvolvidas nos Institutos

Por Josiane Santos

Natal - RN

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) lançou nesta segunda-feira (26) seis livros publicados pela editora do Instituto. As obras foram lançadas na exposição de ciência e tecnologia na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Entre os pesquisadores do Inpa estão Jorge Daniel Indrusiak, Sérgio Fonseca Guimarães, José Albertino Rafael, Peter Weigel, João Batista Moreira Gomes, Sidney Alberto do Nascimento Ferreira, Newton Paulo de Souza Falcão, Carlos Alberto Cid Ferreira. Além do presidente da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB), instituto parceiro do Inpa para desenvolvimento de projetos.

Siga o Inpa no Twitter

O diretor do Inpa, Adalberto Val, apresentou algumas obras. Ele destacou a necessidade de divulgação das pesquisas para a sociedade. “Colocar na forma de livros as informações que são produzidas nos laboratórios é uma tarefa bastante importante e difícil. No entanto, nós temos tido sucesso nesse processo. É muito importante que se faça isso porque a ciência precisa ser levada para a sociedade em larga escala, para que a gente possa gerar o processo de inclusão social e geração de renda”, enfatizou Val.

Outro ponto que o diretor destacou foi a importância da informação científica e tecnológica como forma de inclusão social. “Todo desenvolvimento acontecendo hoje no mundo depende de informação científica e tecnológica, mas de forma socializada e muito efetiva, e só assim nós vamos ter novos processos de inclusão social e geração de renda”, afirmou

Sobre as obras

O livro “Manual de criação de matrinxã (Brycon Amazonicus) em canais de igarapés” apresenta informações básicas para implementação de sistemas de criação de peixes em canais de igarapés, principalmente para atividade de subsistência de famílias que moram em comunidades rurais da Amazônia; A obra “A Fauna de Artrópodes da Reserva Florestal Ducke: Estado atual do conhecimento taxonômico e biológico” é uma reunião de trabalhos de cientistas brasileiros e estrangeiros sobre a fauna de artrópodes da Reserva Adolpho Ducke, localizado na zona norte de Manaus.

O livro “Educação para que ambiente: desafios teóricos para educação ambiental na Amazônia” alerta sobre o risco da homogeneização conceitual para a biodiversidade e a sociodiversidade da região e apresenta discussões sobre o papel da ciência em todo esse processo. A obra “Nove espécies frutíferas da Várzea e Igapó para aqüicultura, manejo da pesca e recuperação das áreas ciliares” é resultado de uma pesquisa que iniciou em 1997 e descobriu nove espécies arbóreas das áreas de várzea e igapó. O plantio dessas espécies pode ser utilizado na aqüicultura (criação de animais na água), na recuperação da vegetação ciliar e na agricultura familiar.

A obra “A propósito de ciência e pesquisa” reúne as opiniões do autor sobre a atividade científica no Brasil. O livro “Amazônia esse mundo à parte” é reunião de artigos que abordam aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais da Região Amazônia.