Comportamento de peixes é foco de palestras
Ascom Inpa
Inpa realiza nesta segunda-feira (26) e sexta-feira (30) palestras sobre biogeografia e comportamentos de peixes
Por Clarissa Bacellar
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), por meio do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (PPG/BADPI), realiza essa semana palestras sobre o desenvolvimento de estudos sobre peixes.
A primeira, “Biogeografia dos peixes da subfamília Glanduocaudinae”, aconteceu na manhã desta segunda, às 9h, no auditório do BADPI, ministrada pelo Dr. Naércio Aquino Menezes, professor titular do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).
Já a palestra intitulada “Comportamentos complexos em peixes de água doce: limpadores, mímicos e seguidores” acontece sexta-feira, dia 30, também às 9h no auditório do BADPI e será realizada pela Dra. Lucélia Nobre Carvalho, professora da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT.
Siga o Inpa no Twitter
O Dr.Naércio Menezes possui graduação em História Natural pela Universidade de São Paulo (1962) e doutorado em Biologia na Harvard University (1968). Atualmente é docente permissionário da Universidade de São Paulo, exercendo suas atividades de docência e pesquisa no Museu de Zoologia da USP. Tem experiência na área de Zoologia com ênfase em Sistemática, Biogeografia e Evolução de Peixes, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática e biogeografia de peixes marinhos das costas do Brasil e de peixes de água doce neotropicais.
Dra. Lucélia Carvalho graduou-se em Ciências Biológicas em 1997 pela Universidade Federal de Uberlândia desenvolvendo estudos de comportamento e manipulações experimentais em laboratório com peixes neotropicais. Obteve mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001). No ano de 2008 concluiu seu doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) onde estudou a história natural e ecologia de peixes de riachos amazônicos. Possui experiência de campo e laboratório, com publicações em periódicos nacionais, internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento animal, história natural e ecologia de comunidades com ênfase em ictiologia.
Redes Sociais