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Circuito da Ciência do Inpa comemora o Dia Mundial da Tartaruga

  • Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2015, 17h01
  • Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2015, 17h16

Com linguagem fácil e lúdica, o Circuito proporciona ao estudante novos conhecimentos sobre a região amazônica e ainda mostra que é possível utilizar as tecnologias de forma sustentável

Texto e foto Caroline Rocha/Ascom Inpa

Em sua 152ª edição, o Circuito da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), celebrou nesta sexta-feira (22), o Dia Mundial da Tartaruga, comemorado no dia 23 de maio. O projeto busca aproximar a ciência e a sociedade, chamando atenção dos alunos para a preservação da Amazônia e para utilização sustentável dos recursos naturais.

Com diferentes características, funções e hábitats, as tartarugas da Amazônia são de grande importância para o equilíbrio do ecossistema amazônico. A bióloga e bolsista do Inpa, Virginia Campos Diniz, falou sobre os preparativos que o Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa), preparou para esta edição do Circuito da Ciência.

“Poucas pessoas sabem que a Amazônia possui 16 espécies de tartarugas de água doce. Então, levar a educação para as crianças, ensinando-as desde cedo a cuidar e preservar a biodiversidade, e acima de tudo explicar a importância das tartarugas na natureza, é um do objetivo dos pesquisadores do Cequa aqui no Circuito”, informou Diniz.

Circuito da Ciência22.05.2015.Foto1 Caroline Rocha.Ascom Inpa

 

De acordo com o coordenador do Circuito da Ciência, Jorge Lobato, o projeto procura divulgar a ciência de maneira dinâmica e lúdica, como uma semente sendo plantada, com o intuito de ampliar e agregar o conhecimento na vida particular e escolar dos estudantes, e também fazer a socialização o Inpa e população. “O Circuito gera impacto positivo na vida dos estudantes, podendo até influenciar na escolha de profissão dos alunos”, disse Lobato.

Para o aluno da Escola Estadual Professor Júlio Cesar de Moraes (Cidade Nova I), Wellington Carvalho Santana, 13, por meio das palestras e oficina que o Circuito disponibiliza, é possível observar que a ciência está inserida no cotidiano e o aprendizado pode ser levadopara a sua vida pessoal também.

“É uma oportunidade muito boa para aprender mais sobre a Amazônia e os animais. Aprendi muitas coisas que vão servir para a minha vida, como as palestras de saúde bucal, reciclagem de produtos reutilizáveis e experimentos científicos que são fáceis de fazer, além disso, a linguagem facilita o nosso aprendizado”, destacou o aluno.

Durante o evento, aconteceram exposições de mamíferos aquáticos e quelônios da Amazônia, invertebrados, insetosaquáticos emalária e dengue. Além de oficinas de tecnologias e inclusão sociais, saúde bucal, energias renováveis, compostura, pirogravuras em papel reciclado, jogos ambientais, sala da ciência e exposição de produtos reaproveitáveise ainda, a participação de um grupo de escoteiros.

As escolas participantes desta edição do Projeto Circuito da Ciência são: Júlio Cesar de Morais (Cidade Nova I); Eldah Bitton Telles da Rocha (Compensa II); Ernesto Pinto Filho (Monte das Oliveiras) e Natália Uchôa (Japiim II). Até dezembro o Circuito da Ciência deve chegar a sua 160ª edição com um público aproximado de 60 mil alunos.

Patrocinadores e parceiro

O Circuito da Ciência é realizado pelo Inpa/MCTI e é patrocinado pela Petrobrás e Moto Honda da Amazônia. Tem ainda o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Laboratório de Psicologia de Educação Ambiental (Lapsea/inpa), da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), do Serviço Social do Comércio (SESC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fametro, Universidade Nilton Lins, Uninorte, Coca-cola e Brothers.

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