Projeto Circuito da Ciência do Inpa promove nesta sexta-feira oficinas lúdicas para disseminar responsabilidade social
Por meio de oficinas educativas e exposições sobre a fauna e flora da Amazônia, o Circuito da Ciência leva aos alunos das escolas públicas de Manaus o conhecimento científico de forma dinâmica
Por Rodrigo Falcão/COTS Inpa
Foto: Raiza Lucena/Acervo Ascom
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará nesta sexta-feira (22), a segunda edição do Projeto Circuito da Ciência de 2015. O evento acontecerá no Bosque da Ciência, com início às 8h e se estenderá até 12h30. São esperados cerca de 300 estudantes de escolas públicas da rede estadual de ensino da capital amazonense.
Para o coordenador do Circuito da Ciência Jorge Lobato, a responsabilidade social que o Circuito promove para os estudantes é essencial para a formação de cidadãos conscientes com as questões ambientais.
“A partir do momento que os estudantes têm o contato com as atividades do Projeto, desperta e aguça o interesse por questões científicas, que inclusive estão inseridas em nosso dia a dia. O objetivo do evento é disseminar a responsabilidade social e também chamar a atenção dos alunos para os cuidados com o ambiente”, destacou Lobato.
As escolas estaduais participantes desta edição do Projeto Circuito da Ciência são: Júlio Cesar de Morais (Cidade Nova I); Eldah Bitton Telles da Rocha (Compensa II); Ernesto Pinto Filho (Monte das Oliveiras) e Natália Uchôa (Japiim II). Todas localizadas na cidade de Manaus.
Durante o evento, acontecerão exposições de mamíferos aquáticos da Amazônia, malária e dengue, invertebrados, insetos aquáticos, tartarugas da Amazônia, tecnologias e inclusão sociais, sala de Ciências e exposição de produtos reaproveitáveis. Além de oficinas de saúde bucal, energias renováveis, compostura, pirogravuras em papel reciclado, jogos ambientais, e ainda, a participação de um grupo de escoteiros.
Parcerias e apoios
Segundo Lobato, diante dos resultados positivos, pode-se dizer que o sucesso do Projeto deve-se às instituições e empresas que apoiam as atividades e que estão preocupadas com a responsabilidade social e, consequentemente, com a preservação do meio ambiente na Amazônia.
O Circuito da Ciência é uma realização do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) com o patrocínio da Petrobrás e Moto Honda da Amazônia. O evento tem o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Laboratório de Psicologia de Educação Ambiental (Lapsea), da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), do Serviço Social do Comércio (SESC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fametro, Universidade Nilton Lins, Uninorte, Coca-cola e Brothers.
Redes Sociais