Servidores do Inpa serão imunizados amanhã contra a gripe pela equipe da Semsa
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizará, amanhã (20), cerca de 300 doses da vacina contra a influenza (gripe) aos servidores do Inpa. A ação faz parte da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Ministério da Saúde
Por Luciete Pedrosa/Ascom Inpa
Servidores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI) serão imunizados contra a influenza, comumente conhecida como gripe. A ação será realizada na manhã desta quarta-feira (20), na sede do Instituto, por uma equipe de profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibilizará cerca de 300 doses da vacina a quem interessar.
A ação faz parte da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Munistério da Saúde, cuja abertura oficial aconteceu no último dia 9 de maio e deverá se estender até a próxima sexta-feira (22). Em Manaus, a vacina está disponível nas 171 Unidades Básicas de Saúde do município desde o dia 27 de abril.
Enfermeiros e técnicos de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gilson Moreira, vinculada ao Distrito de Saúde Leste/Semsa, estarão imunizando os servidores no Empório Cultural, situado próximo à cantina da sede do Inpa, na rua Otavio Cabral Petrópolis, das 8h às 13h. A recomendação é que as pessoas apresentem o cartão de vacinação ou algum documento de identificação. A vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.
A iniciativa em trazer a equipe de profissionais de saúde da Semsa para o Inpa foi do pesquisador, Wanderli Tadei, da Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS), com apoio do Projeto Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGP). “É importante que os servidores se cuidem e esta é uma oportunidade de se prevenir contra a gripe”, diz a coordenadora da COGP, Maria do Carmo Lopes.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Influenza é uma doença respiratória de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
A meta da campanha, em Manaus, é imunizar no mínimo 80% do público-alvo estimado em 394.184 pessoas. Dentre o público-alvo da campanha estão pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde, povos indígenas (aldeados); crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Transmissão
De acordo com dados da Semsa, a cada ano a gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infeção pode afetar a pessoa de forma diferente. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação.
Redes Sociais