Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Seminário discute identificação de animais pequenos
Início do conteúdo da página
Notícias

Seminário discute identificação de animais pequenos

  • Publicado: Quinta, 08 de Julho de 2010, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 18 de Maio de 2015, 11h30

 

Ascom Inpa

O seminário foi ministrado pelo Professor Jean-Marc Thibaud, doutor do Departamento de Entomologia do Museu Nacional de Paris. Os Collembola edáficos, parentes dos insetos, medem 0,1 a 5 milímetros e são encontrados em todas as regiões do mundo

Por Daniel Jordano

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) recebeu na tarde desta quinta-feira (8) o seminário intitulado "Collembol of sand and cavernicolus", que em uma tradução livre para o português seria “Colembolos de areia e de Carvernas”. O seminário ministrado pelo Professor Jean-Marc Thibaud,  doutor do Departamento de Entomologia do Museu Nacional de História Natural de Paris.

Collembola pertence à classe Hexapoda, animais pequenos que medem entre 0,1 a 5 milímetros, presentes em todos os ambientes do planeta, da Amazônia à Antártida. No Brasil, a identificação desse animal (taxonomia) está em processo de ampliação.

Siga o Inpa no Twitter

Segundo a pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Entomologia do Inpa Elisiana Oliveira, seis pesquisadores atuam nos estudos em todo o país. Ela destaca a importância do seminário para o avanço das pesquisas sobre esses pequenos animais encontrados em areia. “A palestra do professor Jean-Marc Thibaud é importante, pois vai alavancar os estudos já realizados sobre os colêmbolos edáficos e a continuação do trabalho sobre os animais encontrados em solos arenosos para estudos de taxonomia e ecologia deste grupo, pouco conhecido pela comunidade científica, em função do seu diminuto tamanho”, disse. O Brasil ainda não possui estudos sobre esse tema.

Bio-indicadores

Apesar de pequenos, esses animais têm importância fundamental na natureza. A pesquisadora especialista deste grupo doutora Elisiana Oliveira afirma que eles são bio-indicadores, ou seja, a presença de algumas espécies de Collembola pode indicar a qualidade do solo, sobretudo nas áreas em vias de recuperação, após desmatamento.

Sobre o palestrante

O Professor Jean-Marc Thibaud é doutor do Departamento de Entomologia do Museu Nacional de Paris e especialista em taxonomia de Collembola Poduromorpha. Nos últimos 20 anos, ele direcionou seu trabalho para a taxonomia dos Collembola de solo arenoso, onde apenas três pesquisadores europeus trabalham sobre este tema.

Jean-Marc Thibaud já recebeu vários prêmios e é autor de mais de 100 artigos.  Thibaud foi convidado pelo pesquisador Douglas Zeppelini, especialista em Collembola, e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para fazer este trabalho no Brasil, visitando as cidades João Pessoa e Manaus.

No Inpa, ele conta com o apoio da Coordenação de Pesquisas em Ecologia (CPEC) e vem contribuir no estudo da comunidade de Collembola de solos arenosos do município de Presidente Figueiredo, distante à 117 km de Manaus, e na Reserva Biológica da Campina, localizada no Km 60 da Rodovia BR-174 (Manaus - Boa Vista).

registrado em:
Fim do conteúdo da página