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Atividades lúdicas movimentam o Circuito da Ciência

  • Publicado: Domingo, 20 de Junho de 2010, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 18 de Maio de 2015, 10h07

 

Ascom Inpa

Cerca de 200 alunos de quatro escolas públicas de Manaus participaram de atividades voltadas para a educação ambiental, de tecnologia e de saúde

Por Eliena Monteiro e Séfora Antela

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realizou no último sábado (19) a quarta edição do projeto “Circuito da Ciência”, no Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke. O evento, que é realizado no último sábado de cada mês, reuniu cerca de 200 alunos de três escolas municipais da Zona Sul e de uma escola estadual da Zona Centro Sul para participarem de atividades voltadas para a educação ambiental, de tecnologia e de saúde.

Os “Jovens Ambientalistas” do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa guiaram os pequenos estudantes pelas trilhas do Jardim, mas antes de iniciar o circuito, as crianças tiveram que mexer a cabeça e esticar os braços e as pernas. Os exercícios de alongamento e aquecimento direcionados pela equipe do projeto “Postura” do curso de fisioterapia da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) preparou os alunos para as outras atividades. “O principal objetivo da prática desses exercícios é conscientizar as crianças a adquirir o hábito de alongar todos os dias. Eles ficam até mais acordados e animados para fazer a caminhada”, explica a coordenadora do projeto, professora Quelly Schiave.

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As exposições, oficinas e vídeos prenderam a atenção dos pequenos. Eles puderam conhecer as características dos peixes da Amazônia, aprender os cuidados básicos para evitar os focos de mosquitos da dengue e da malária, os perigos da leishmaniose, os cuidados com a saúde bucal, a importância dos insetos para a conservação da biodiversidade, além de conhecer de perto o projeto de preservação dos mamíferos aquáticos, uma parceria do Inpa com a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa).

Um jogo educativo baseado no “super trunfo” também fez parte da programação. Coordenado pelo Museu da Amazônia (Musa), o jogo ajuda a conhecer as características como o peso, comprimento, número de descendentes e fecundidade dos peixes da Amazônia. A assessora técnica do Musa, Antônia Barroso, expôs as contribuições do circuito para os alunos. “A gente recebe um retorno deles que estão sempre voltando ao Jardim Botânico e estão multiplicando as atividades de preservação”, disse.

Os alunos puderam ainda, contar com a presença do Palhaço Gravata que fez a alegria da criançada no final do evento.

Mini-circuito da Ampa

A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), que atua em convênio com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa) há 10 anos, também contribuiu para a popularização da ciência, durante as atividades do Circuito da Ciência. Na ocasião, foi montado um mini-circuito sobre os dois mamíferos aquáticos amazônicos que habitam o “Parque Aquático Robin C. Best” do Bosque da Ciência no Inpa, peixe-boi (Trichechus inunguis) e da ariranha (Pteronura brasiliensis).

No mini-circuito, composto por cinco estações foram realizadas atividades interativas com os participantes, que puderam apreciar as peculiaridades dos animais. “Optamos por fazer atividades mais lúdicas porque quem aprende brincando fixa melhor a informação. Também acreditamos que por meio do conhecimento é possível conscientizar essas crianças da importância dos mamíferos aquáticos para o equilíbrio do ecossistema”, ressalta a coordenadora do núcleo de Educação Ambiental da Ampa, Gália Mattos.

Nesta edição, a estação de destaque foi a de alimentação dos peixes-bois. Durante a exposição da pesquisadora Gisele Maciel, os participantes do Circuito conheceram os vegetais que os animais consomem diariamente no LMA/Inpa, observaram como ocorre a digestão dos mamíferos e entenderam as características físicas das fezes dos bichos, assim como, a importância dela para o controle de plantas aquáticas e manutenção do equilíbrio ecológico. Conheceram, também, a substância láctea, oferecida aos filhotes órfãos do Parque Robin C. Best.

Passaram pelo mini-circuito da Ampa cerca de 40 estudantes das quatro escolas participantes desta quarta edição do Circuito da Ciência.

O Circuito da Ciência é realizado pelo Inpa em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretária Municipal de Educação (Semed), Museu da Amazônia (Musa), Projeto Prosamin, Centro Universitário do Norte (Uninorte), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Brothers e Magistral. A Petrobras e a Moto Honda da Amazônia patrocinam o projeto

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