Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa orienta participantes do curso sobre carbono
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa orienta participantes do curso sobre carbono

  • Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2010, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 18 de Maio de 2015, 10h07

 

Ascom Inpa

O objetivo do curso é divulgar as pesquisas na área de forma mais objetiva. O curso começa na próxima quinta-feira (24), na reserva biológica do Inpa, localizado nas proximidades da BR 174 (Manaus - Boa Vista)

Por Daniel Jordano

Os debates sobre o carbono e como as pesquisas na área podem ajudar para o desenvolvimento sustentável na Região Amazônica são os assuntos que serão discutidos no curso “Carbono na Floresta” direcionado para jornalistas. O curso começa na próxima quinta-feira (24).

O curso é organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Madeiras da Amazônia (INCT-Madeiras da Amazônia) do Inpa com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Siga o Inpa no Twitter

As Discussões vão abordar o manejo florestal, estoque de carbono e a emissão para a atmosfera. O curso acontece na reserva experimental ZF-2 do Inpa, localizada no Km 60 da BR-174 (Manaus – Boa Vista).

Orientações

O ônibus do Inpa sairá na quinta-feira (24) às 13h30, do estacionamento do campus III do Inpa, localizado na Avenida Efigênio Sales, conjunto Morada do Sol, zona centro sul de Manaus. O retorno será no domingo (27) às 14h, com saída na própria estação experimental até o campus III do Inpa.

A organização do curso recomenda aos participantes que levem roupas de cama, toalhas, lanterna, bota ou tênis e sandálias. Há espaço para redes.

Sobre o curso

A lista com os selecionados foi divulgada no último dia 9. Entre os palestrantes estão os pesquisadores do Laboratório de Manejo Florestal (LMF) do Inpa Niro Higuchi, doutor em Ciências Florestais, Joaquim do Santos, doutor em Ciências Florestais e Moacir Campos, doutor em Sensoriamento Remoto; a doutora em Manejo Florestal Roseane Silva; os mestres em Manejo Florestal, Priscila Castro, Cacilda Adélia Souza, Janaína Rocha, Daniel Marra, Francisco Higuchi; e o doutorando em Manejo Florestal Adriano Lima, além de outros pesquisadores.

O curso contará ainda com a participação do Superintendente técnico científico da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), doutor João Tezza; do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Marcelo Dutra e do biólogo e coordenador de projeto do Centro Estadual de Mudanças Climáticas do Amazonas (Ceclima), Rodrigo Freire.

Segundo Niro Higuchi, o curso vai aproximar os jornalistas das pesquisas e por conseqüência a população terá mais informações sobre o assunto. “Minha expectativa é que possamos padronizar as discussões sobre esse tema que é delicado, e assim divulgar o que está sendo feito através do jornalismo”, destacou.

O curso é financiado pelo Inpa e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

registrado em:
Fim do conteúdo da página