Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cerca de duas mil pessoas visitam o Bosque da Ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Cerca de duas mil pessoas visitam o Bosque da Ciência

  • Publicado: Terça, 01 de Junho de 2010, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 18 de Maio de 2015, 09h09

 

Ascom Inpa

Crianças, jovens e professores puderam conhecer um pouco dos trabalhos do Instituto. As atividades fazem parte das comemorações da semana do meio ambientePor Daniel Jordano- Professora, aqui tem muita planta “né”?

- Sim, há muitas.

- Professora, “né” que aqui não tem onça?

- Não Raquel, aqui não. Responde a professora sorrindo.As perguntas da estudante Raquel Oliveira, de apenas cinco anos, demonstram como é importante o contato das crianças com a natureza e como ela desperta a curiosidade dos pequenos. Raquel e mais duas mil pessoas, incluindo professores e estudantes de várias idades, participaram nesta quarta-feira (2) de uma visita ao Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCT).A atividade faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. O objetivo principal é fazer com que as pessoas tenham contato com as plantas e animais da região e com o conhecimento científico gerado no Inpa.Siga o Inpa no TwitterSegundo a professora Any Alves Costa, da Escola Semente e Sabedoria, onde estuda a pequena Raquel, a visita ao Bosque da Ciência é uma oportunidade das crianças verem na prática os ensinamentos ministrados em sala de aula. “Na sala de aula mostramos as figuras, mas não é a mesma coisa. Aqui vemos as plantas e animais, podemos falar da importância de não poluir. Aqui eles veem na prática tudo isso. A partir daqui eles vão fazer um trabalho de pesquisa”, destacou.Conscientização ambiental

Macacos, cutias, preguiças e os peixes-bois chamaram a atenção e despertaram a curiosidade das crianças. Como gente grande, Maria Eduarda, seis anos, fala sobre a preservação da natureza após a visita ao Bosque da Ciência. “Não façam mal ao meio ambiente porque se não a gente vai ficar sem ele. O meio ambiente é a coisa mais importante que existe”, enfatizou Eduarda. De acordo com um dos coordenadores da atividade, Jorge Lobato, a visita ao Bosque da ciência aproxima a sociedade do conhecimento científico. “Esse é foco da missão do Inpa, gerar conhecimento e tecnologias, além de capacitar profissionais para o desenvolvimento da Amazônia. O que temos aqui é um trabalho de divulgação da ciência, principalmente, nessa semana do meio ambiente que não deve só ser lembrada nesse período. A preocupação com o meio Ambiente deve fazer parte do cotidiano das pessoas”, declarou. Mais de 30 escolas estão agendadas para as visitas que devem ocorrer até a semana que vem ao Bosque da Ciência do Inpa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página