Sustentabilidade: 4ª CNCTI finaliza atividades em Brasília
Ascom Inpa
Durante todo o evento, a região amazônica esteve em evidência nas palestras e debates que contaram com a participação do Inpa. No último dia do congresso foi lançado um livro com informações sobre as pesquisas do Inpa na área de saúde
Por Daniel Jordano
Brasília - DF
Aproximadamente três mil inscritos em um evento que reuniu representantes de instituições que fazem ciência no país. Terminou nesta sexta-feira (28) em Brasília a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) participaram de diversos debates sobre os temas que interferem diretamente na região como biodiversidade, biotecnologia, mudanças climáticas, agricultura sustentável, inovação tecnológica e muitos outros.
No encerramento do evento, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, avaliou como positivo o congresso e destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento do país.
“Pessoas importantes participaram como membros da academia, das universidades, das empresas, dos centros de pesquisas, das várias esferas de governo. Com isso fechamos a conferência com um sentimento de satisfação. Tenho a certeza que por conta da conferência nós vamos deixar propostas importantes em Ciência Tecnologia e Inovação para a próxima década”, disse.Amazônia e C&T
A Amazônia foi um dos principais destaques da 4ª CNCTI que teve uma sessão temática só para debater os temas da região. Em pauta, o uso racional dos recursos naturais e o desafio de formar e fixar pesquisadores. Para o diretor do Inpa, Adalberto Val, a Amazônia vive um bom momento para o desenvolvimento da ciência. “Durante esses três dias, o que vimos foi um conjunto de propostas que, se bem executadas, poderão trazer a Amazônia para um estágio de desenvolvimento extremamente importante, o que pode melhorar a qualidade de vida da população”, enfatizou.
Para o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Alberto, a CNCTI é um espaço para se discutir de forma ampla as propostas para o desenvolvimento da ciência no país. “Essa conferência vai permitir a geração de um documento que deve representar o que a sociedade imagina para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia e, ao mesmo tempo, contribuir para que a nossa questão social seja resolvida. Em relação à Amazônia, o país precisa promover a conquista Científica e Tecnológica da região e o Inpa é um posto avançado disso”, declarou.
Para a pesquisadora do Inpa, Vera Val, a palavra de ordem para a região é sustentabilidade. “Nós assumimos uma responsabilidade e um papel diferente a partir de agora. O termo sustentabilidade surgiu da necessidade de manter a floresta em pé e a ideia dessa palavra se expandiu para as questões econômicas e sociais. Eu acredito que a ciência, a tecnologia e a inovação terão uma nova perspectiva para os próximos anos, fincada no equilíbrio econômico sem degradar o meio ambiente”, enfatizou.
Redes Sociais