Inpa inaugura memorial e lança selos postais
Ascom Inpa
Na segunda-feira (31), o Inpa inaugura a primeira etapa do memorial histórico do instituto e vai lançar dois selos postais comemorativos dos 55 anos do Instituto
Por Eduardo Gomes
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realiza na segunda-feira (31), a partir das 10h, uma cerimônia para inaugurar a primeira etapa do “Memorial Inpa” e lançar os selos postais comemorativos aos 55 anos do Instituto. O evento ocorrerá na Casa da Ciência do Bosque da Ciência, localizada na Rua Otávio Cabral – Petrópolis.
Os selos postais foram feitos em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Um deles exibe a logomarca do Instituto representativa aos 55 anos de existência, enquanto o outro mostra a imagem da Tanimbuca (Buchenavea huberi), árvore localizada dentro do Bosque da Ciência que possui aproximadamente 25 metros de altura e mais de 600 anos de idade.
O material exposto no “Memorial Inpa” conta com as primeiras imagens registradas no Instituto, fotos de pesquisadores pioneiros e das primeiras expedições científicas, além de exemplares de obras e artigos científicos, as primeiras tese e dissertação publicadas pelo Inpa.
O “Memorial do Inpa” faz parte do projeto de resgate e preservação da história do Instituto e é coordenado pela historiadora Eliane Freire, e pela chefe do setor de documentação e informação do Inpa, Silva Lessi, e pelo bolsista de arqueologia Rodolfo Azevedo.
História
O Inpa é uma instituição de pesquisa do Governo Federal subordinada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que tem a missão de gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias, além de capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia.
O Instituto foi criado em 1952 e instalado em Manaus em 1954 com a finalidade de estudar cientificamente o meio físico e as condições de vida na Região Amazônica.
Redes Sociais