Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa e Ufam fazem reunião para estreitar laços institucionais
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa e Ufam fazem reunião para estreitar laços institucionais

  • Publicado: Quarta, 04 de Março de 2015, 15h35
  • Última atualização em Terça, 24 de Março de 2015, 11h05

 

O assunto principal da reunião foi sobre o Biotério, o qual os alunos da Ufam precisam para o término de pesquisas de pós-graduação

Texto e Foto: Lorena Andrade / Ascom Inpa

Com o objetivo de estreitar laços institucionais o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Luiz Renato de França,  recebeu, na tarde da última quinta-feira (12), a reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales. O assunto principal da reunião foi sobre Biotério.

A reitora da Ufam solicitou cooperação do Inpa no sentido de atender a urgência dos alunos, que precisam utilizar um biotério para a conclusão de seus experimentos. “Nossa parceria já vem de vários anos e em várias áreas e é de grande valia podermos contar sempre com o Inpa” disse Perales.

Segundo França, o Inpa está de portas abertas para quaisquer necessidades da Ufam e que estejam ao alcance da Instituição. “Estamos preparados para colaborar com a Universidade da melhor forma possível, pois queremos ajudar a levar qualidade ao ensino aos alunos da região” declarou o diretor.

Conforme o coordenador do Biotério Central do Inpa, Leonardo Matos, a solução encontrada para resolver a questão –  o Biotério da Ufam está em reforma e só estará pronto em maio deste ano - é que os alunos de pós-graduação da Universidade, em breve, poderão utilizar o Biotério do Inpa para concluírem suas pesquisas.

Biotério do Inpa

Biotério é o local onde são criados e mantidos animais (como ratos, cães e coelhos) para que sejam posteriormente utilizados em experimentos científicos. Além disso, tem como dever assegurar o cumprimento das normas legais e éticas em vigor sobre a criação e manutenção dos animais de laboratório, bem como as normas da autoridade nacional em biotérios. 

O Biotério Central do Inpa faz parte do processo científico e tecnológico na região Amazônica com a modernização da infraestrutura, equipamentos de última geração, assim como a adoção de novas técnicas de produção para animais de laboratório de alta qualidade microbiológica, resultando em uma maior confiabilidade nos resultados das pesquisas realizadas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página