Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa mostra em tempo real dados ambientais da Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa mostra em tempo real dados ambientais da Amazônia

  • Publicado: Quinta, 27 de Maio de 2010, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 18 de Maio de 2015, 08h40

 

Ascom Inpa

O estande do Inpa na 4ª CNCTI exibe na tela de um computador informações sobre as condições ambientais de parte da floresta Amazônica. Os dados, obtidos por meio de sensores instalados nas torres do LBA, são atualizados a cada dez minutos

Por Tabajara Moreno
Brasília - DF

O público que acompanha as discussões da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), em Brasília, está conhecendo dados privilegiados sobre as condições ambientais da Amazônia. As informações, atualizadas a cada dez minuto na internet e exibidas na tela de um computador no estande do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), indicam variáveis como a umidade da floresta, a concentração de gás carbônico e o comportamento do solo.

Ao todo são mais de 50 indicadores ambientais obtidos através de equipamentos instalados nas torres de pesquisa do Projeto de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera (LBA) do Inpa. As torres ficam em uma área de floresta primária, distante 50 km de Manaus, e transmitem sinais de rádio para o Laboratório de Micrometeorologia do Inpa com os dados colhidos sobre a área.

Siga o Inpa no Twitter

Segundo o gerente executivo do LBA, Antônio Manzi, as medidas sobre as condições da Amazônia apresentadas na internet e exibidas durante a 4ª CNCTI são as mesmas analisadas por pesquisadores para a elaboração de artigos científicos, dissertações, teses e outros projetos de pesquisa.

“Os sensores instalados nas torres captam uma grande quantidade de informações do solo, das árvores, da temperatura, umidade, vento, concentração de gás carbônico na área da copa das árvores e acima delas. Essas medidas contínuas geram diversas informações científicas que permitem conhecer o comportamento da floresta, a interação dela com a atmosfera, e a reação da vegetação, por exemplo, a um ano seco ou chuvoso”, explica Manzi.

O acesso a esses dados ambientais atualizados sobre a Amazônia pode ser feito de qualquer computador conectado a internet. O site onde as informações são disponibilizadas está em um endereço provisório na página do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

De acordo com Manzi, o LBA pretende ampliar esse monitoramento de informações ambientais instalando câmeras nas torres para o estudo das propriedades óticas da floresta. “Com as câmeras, por exemplo, saberemos mais sobre a radiação solar e como ela é refletida pela floresta”, diz.

Outras atrações
Os estandes montados na CNCTI mostram ao público um pouco do trabalho desenvolvido nas instituições de pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Conforme o pesquisador e coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, o Instituto levou ao evento uma pequena mostra do trabalho que vem desenvolvendo.

“Quem visitar o estande vai assistir ao vídeo institucional sobre o Inpa, produzido pelo MCT, e a outros vídeos feitos pelo Inpa sobre biodiversidade, sustentabilidade e inovação tecnológica. Além de receber um portfólio com as realizações do Inpa nos últimos quatro anos”, conta.

A 4ª CNCTI ocorre em Brasília até sexta-feira (28) e reúne membros de instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil para discutir a formulação de políticas públicas na área de ciência e tecnologia para os próximos dez anos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página