Inpa terá várias atividades na Semana do Meio Ambiente
Ascom Inpa
Na próxima terça-feira (5) será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 durante uma Conferência das Nações Unidas, realizada em Estocolmo, na Suécia, com o intuito de conscientizar o mundo sobre os danos contra a natureza
Por Wallace Abreu
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) promoverá atividades especiais de 1 a 6 de junho, em comemoração a semana do meio ambiente. As atividades serão no Bosque da Ciência, localizado no bairro de Petrópolis, zona centro-sul de Manaus.
Os visitantes poderão conhecer as trilhas educativas, jogos lúdicos, tanques de peixe-boi, viveiro de ariranhas, recanto das Inajás, casa da ciência, condomínio das abelhas, paiol da cultura, trilhas suspensas, Ilha da Tanimbuca, recanto dos Poraquês, lago amazônico, orquidário e viveiro de jacarés. Essas são apenas algumas das atrações para quem for ao Bosque da Ciência do Inpa.
Além de promover a socialização do conhecimento científico produzido nos laboratórios do Instituto, o Bosque da Ciência é uma opção de lazer e conhecimento para os professores, pais e filhos que buscam um contato maior com a natureza e desejam aprender mais sobre os animais e as plantas da Amazônia.
Além da visitação pública ao parque zoobotânico, o espaço do Bosque da Ciência também é utilizado como palco para a realização de projetos socioambientais como o “Circuito da Ciência”, realizado no último sábado de cada mês, e o “Pequenos Guias”, projeto de inclusão social e educação ambiental para crianças.
O coordenador do “Circuito da Ciência”, Jorge Lobato, explica que a programação do Bosque da Ciência é direcionada ao público infantil, mas é aberto para toda família. “O Bosque está aberto para toda a família, porém grande parte da programação está voltada para as crianças. Mais de 25 escolas já estão agendadas, cerca de 3 mil alunos de escolas públicas e privadas estão sendo esperadas durante toda a semana”, conclui Lobato.
O Bosque da Ciência em 15 anos de existência vem desenvolvendo projetos em parceria com o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa. Os projetos visam melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes que vivem nas proximidades do Inpa.
O Bosque da Ciência possui uma área de quase 13 hectares, aberto para visitação de 9h às 17h. A entrada custa R$ 5. Crianças até 12 anos e idosos a partir de 65 anos não pagam.
Redes Sociais