Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Primeira reunião do Conselho Técnico Científico do Inpa debate questões para o progresso da ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Primeira reunião do Conselho Técnico Científico do Inpa debate questões para o progresso da ciência

  • Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2015, 18h55
  • Última atualização em Terça, 19 de Maio de 2015, 13h57

O CTC é uma estrutura organizacional do Inpa e tem como uma das funções orientar e assessorar o diretor no planejamento de atividades científicas e tecnológicas do Instituto

Por Caroline Rocha/Ascom Inpa

Foto: Luciete Pedrosa/Ascom Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) realizou, nesta sexta-feira (15), a primeira reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) deste ano, na sala de reuniões da diretoria. Na ocasião foram abordadas questões como contratações e a situação orçamentária do Inpa, bem como os desafios contínuos para o progresso da ciência na Amazônia e no Brasil.

Participaram da reunião os conselheiros do CTC, o diretor do Inpa, Luiz Renato de França; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Bonciani Nader; o diretor do Museu Emilio Goeldi, Nilson Gabas Júnior; o presidente da Assembleia geral da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Gaitano Antonaccio e o diretor de programas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Wanderley de Souza. Participaram ainda, os demais membros do Conselho e convidados.

O diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, discorreu sobre as mudanças que foram feitas no Instituto durante os 10 meses de sua gestão. “Estamos visando o melhor para o Inpa e o que podemos ver é o Instituto continua crescendo, mesmo com recurso limitados”, disse França, que ainda ressaltou a importância das reuniões do CTC para uma visão mais ampla sobre o Inpa.

Segundo o diretor do Museu Emilio Goeldi (PA), o pesquisador Nilson Gabas Júnior, os diretores dos três institutos da Amazônia (Inpa, Museu Goeldi e o Instituto Mamirauá), estão fortalecendo as parcerias e buscando ações em conjunto para o maior desenvolvimento da Amazônia.

“Os desafios de manter os avanços com orçamentos restritos são grande, então precisamos melhorar a integração dos principais institutos de pesquisas da Amazônia, por isso vamos nos reunir para debater problemas recorrentes e encontrar soluções para levar para os secretários de políticas e desenvolvimento da Amazônia, com o objetivo de buscar fundos para elaboração e evolução de pesquisas a médio e longo prazo”, informou Gabas.

Durante a reunião também foi apresentado pelo analista em Ciência e Tecnologia, Luiz Macel, o relatório de metas do Termo de Compromisso de Gestão (TCG) e o Plano Diretor da Unidade (PDU), onde mostrou que o Inpa continua com uma grande produtividade e crescendo, mesmo com recursos limitados.

A divulgação e popularização da ciência foram debatidas pelo conselho, onde a presidente da SBPC Helena Nader ressaltou a importância que é aprimorar está área para que a sociedade conheça melhor o Instituto. “O Inpa se supera a cada ano, apesar do país está caminhando na contramão do avanço da ciência. Mas ainda é preciso investir muito mais na divulgação das pesquisas e projetos desenvolvidos no instituto para que não apenas a região amazônica tenha conhecimento sobre Inpa, mas sim o Brasil todo”, afirmou Nader.

Conselho Técnico Científico

O CTC é um órgão colegiado constante na estrutura organizacional do Inpa e tem, entre outras funções, orientar e assessorar o diretor no planejamento das atividades científicas e tecnológicas do instituto; Propor novas atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação a serem desenvolvidas, avaliados os esforços e recursos a serem envolvidos; Avaliar programas, projetos e atividades a serem implementados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página