Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Prêmio Fundação Bunge 2015 recebe indicações institucionais de candidatos até o dia 22 de maio
Início do conteúdo da página
Notícias

Prêmio Fundação Bunge 2015 recebe indicações institucionais de candidatos até o dia 22 de maio

  • Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2015, 09h20
  • Última atualização em Sexta, 15 de Maio de 2015, 09h21

Dois pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), já foram agraciados com o prêmio, o pesquisador Niro Higuchi na categoria Vida e obra, pelo reconhecimento ao trabalho na área das Ciências Florestais; e o pesquisador Hiroshi Noda, também na categoria vida e Obra, por suas relevantes contribuições nas áreas de Ciências Agrárias

Da Redação Ascom Inpa

Estão abertas as indicações institucionais de candidatos ao Prêmio Fundação Bunge, que em 2015 completa 60 anos de existência. Nesta edição, o prêmio contemplará profissionais envolvidos com a Recuperação de Solos e Degradados para a Agricultura e Saneamento Básico e Manejo de Água. Para concorrer ao prêmio, os candidatos são indicados pelas principais universidades e entidades científicas e culturas brasileiras. As indicações devem ser encaminhadas até o dia 22 de maio para o e-mail propesq@contato.ufsc.br.

O anúncio dos contemplados de 2015 acontecerá no dia 24 de julho pelo Grande Júri, composto por cerca de 50 membros, entre reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais, além de ministros de Estado.

Todos os anos, o Prêmio Fundação Bunge contempla duas personalidades pelo conjunto de seus trabalhos, na categoria Vida e Obra, e dois jovens talentos de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação, na categoria Juventude. Os contemplados receberão medalhas de ouro e prata, diplomas em pergaminho e um prêmio de R$150 mil e R$60 mil, respectivamente, no dia 30 de setembro, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Na área de Recuperação de Solos Degradados para a Agricultura serão contemplados profissionais que dedicaram Vida e Obra ou desenvolveram projetos que contribuem paa a expansão do gronegócios de forma sustentável, conservando mais e desmatando menos. Já em Saneamento Básico e Manejo de água serão contemplados os pesquisadores que, assim como a fundação Bunge, se preocupam em trazer um assunto tão importante para o centro do debater no País.

O Prêmio Fundação Bunge contempla seis áreas do conhecimento humano. São elas: Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Sociais; Letras e Artes. A área de Ciências Agrárias é fixa, sendo contemplada todos os anos. As demais seguem um sistema de rodízio. O Conselho da Fundação Bungue seleciona os ramos dentro da área definida.

A partir das indicações, as Comissões Técnicas, compostas por especialistas nacionais e internacionais em cada um das áreas de premiação, escolhem os homenageados na categoria Juventude e selecionam aqueles que devem concorrer na categoria vida e Obra.

O anúncio dos contemplados de 2015 acontecerá no dia 24 de julho pelo Grande Júri, composto por cerca de 50 membros, entre reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais, além de ministros de Estado.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página