ABC reelege diretoria acadêmica
Ascom Inpa
O diretor do Inpa, Adalberto Luis Val, foi escolhido para o cargo de vice-presidente da Instituição na região norte.
Por Daniel Jordano
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgou na quarta-feira (14) que a diretoria da entidade foi reeleita para mandato de três anos. A escolha ocorreu durante uma Assembléia Geral ordinária realizada na terça-feira, na sede do órgão – localizada à Rua Anfilófio de Carvalho, Rio de Janeiro – e divulgada nesta quinta-feira.
O doutor em matemática Jacob Palis Junior foi escolhido o presidente da diretoria da ABC. O vice-presidente será o doutor em bioquímica Hernan Chaimovich Guralnik. Como diretores da academia foram escolhidos o doutor em física Carlos Henrique de Brito Cruz, o doutor em ciências Evando Mirra de Paula e Silva, o doutor em medicina Iván Izquierdo, o doutor ciências Jerson Lima Silva e o físico Luiz Davidovich.
O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) foi eleito para exercer o cargo de vice-presidente da instituição na região norte do Brasil. Além de diretor do Inpa, Val coordena o Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM) do Instituto, onde estuda a respiração e as adaptações dos peixes amazônicos às modificações do meio ambiente.
Sociedade científica independente
A ABC foi fundada em maio de 1916 com o nome de Sociedade Brasileira de Ciências. A academia é uma entidade independente, sem fins lucrativos e não governamental, atuando como consultora do governo em ocasiões especiais. Acesse o site da ABC.
Redes Sociais