Bosque da Ciência completa 15 anos
Ascom Inpa
O local já recebeu mais 1 milhão de visitantes, entre estudantes, pesquisadores, turistas e visitantes locaisPor Eduardo Gomes Popularizar o conhecimento científico e aproximar o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) da sociedade. Essas são algumas das metas do Bosque da Ciência do Inpa que comemora 15 anos de existência no dia 1 de abril.
Além da visitação pública ao parque zoobotânico, o espaço do Bosque da Ciência também é utilizado como palco para a realização de projetos socioambientais como o “Circuito da Ciência” e o “Pequenos Guias”.O Bosque da Ciência possui uma área de quase 13 hectares e fica no bairro Petrópolis, zona centro-sul de Manaus. Estruturado na intenção de fomentar e promover atividades de difusão científica e educação ambiental do Inpa. Para o Coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno, o contato entre a sociedade e o conhecimento científico promovido pelos projetos realizados no Bosque são de grande relevância. “A ligação mais fortalecida entre o Inpa e a sociedade é o Bosque da Ciência”, disse.Ao frequentar o Bosque o visitante conhece espaços como as trilhas educativas, os tanques de peixe-boi, o viveiro de ariranhas, a Casa da Ciência, a ilha da tanimbuca, a casa da madeira, o recanto dos inajás e o condomínio das abelhas. Além do Paiol da Cultura, da trilha suspensa, do lago amazônico, do viveiro dos jacarés, como também o contato com a fauna livre que o passeio ao Bosque da Ciência possibilita. Bueno explica que as visitações ao Bosque ajudam a criar na população um novo hábito de visitação a áreas de conservação ambiental. “Estamos contribuindo com a criação de uma consciência de visitação de áreas de conservação, como é a área do Bosque da Ciência”.Ao longo de 15 anos de trajetória do Bosque da Ciência, o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa vem desenvolvendo uma parceria para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes que vivem nos bairros do entorno do Inpa. O projeto “Pequenos Guias do Bosque da Ciência”, voltado à educação ambiental, já formou mais de 800 jovens e adolescentes.Segundo Bueno, da fundação até os dias atuais o Bosque da Ciência já recebeu mais de um milhão de pessoas, entre estudantes, turistas e comunitários. Durante os últimos anos o número de visitas ao local cresceu significativamente, saltando de 90 mil visitas em 2007 para 98 mil visitantes em 2009.O Bosque da Ciência também recebe no último sábado de cada mês o projeto “Circuito da Ciência”. Conforme Jorge Lobato, coordenador do Circuito da Ciência, o projeto é desenvolvido no Bosque com o intuito de difundir o conhecimento científico gerado nos laboratórios do Inpa. “O projeto visa promover a sensibilização ambiental e a interação entre as comunidades e os parques. Além disso, promove a inclusão social no processo de socialização da ciência e a divulgação dos conhecimentos gerados pelo Inpa”, destacou Lobato.
Algumas novidades para melhorar o Bosque da Ciência estão em estudo. Segundo Bueno, o Inpa pretende investir na aquisição de um quadricíclo que possa dar acessibilidade aos portadores de necessidades especiais a todos os espaços do local. Além disso, a ideia é construir no Bosque um playground para crianças elaborado com madeiras da Amazônia, um aquário valorizando o ambiente aquático da região, além da restauração da trilha suspensa.
Redes Sociais