Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra dá início ao Circuito da Ciência em escola
Início do conteúdo da página
Notícias

Palestra dá início ao Circuito da Ciência em escola

  • Publicado: Quinta, 25 de Março de 2010, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2015, 09h11

 

Ascom Inpa

A Ampa, conveniada do Inpa, promoveu palestra para estudantes de escolas públicas em Manaus sobre os mamíferos aquáticos da AmazôniaPor Séfora Antela

Mamíferos Aquáticos da Amazônia foi o tema da palestra ministrada pela
bióloga e coordenadora do núcleo de Educação Ambiental da Associação Amigos do Peixe-boi – Ampa, que atua em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa/MCT, Gália Mattos. As explanações foram nas escolas municipais Francisco Nunes (Zona Leste) e Mário de Andrade (Zona Norte). Peixe-boi (Trichechus inunguis) e ariranha (Pteronura brasiliensis) foram os assuntos de destaque do evento.

A ação faz parte do cronograma de atividades do Projeto Circuito da Ciência, que está em seu décimo primeiro ano. “Essa é uma inovação do projeto. Optamos por fazer essas palestras para sensibilizar as crianças de que é preciso preservar o meio ambiente, para isso, elas precisam conhecer a importância desses mamíferos no ecossistema. Essa palestra é uma prévia do que vão ver, no sábado (27), no Parque Aquático Robin Best do Bosque da Ciência/Inpa”, explica Mattos.

Alimentação, morfologia, soltura/reintrodução, bioacústica do peixe-boi e morfologia da ariranha foram assuntos abordados durante a palestra ministrada na última quarta-feira, 24. A exposição foi feita por meio de projeções de figuras dos animais com explicativas sobre cada animal.

A bióloga expôs ainda aos estudantes que o peixe-boi e a ariranha foram intensamente caçados no passado e isso contribuiu para que esses animais tornassem espécies ameaçadas de extinção.

“Embora ilegal, a caça ainda é feita, principalmente pela população ribeirinha. Mas, outro fator que pode contribuir para o desaparecimento desse mamífero é a destruição do seu habitat, por isso, enfatizei para as crianças que não se deve jogar lixo no chão e nos rios, porque as águas são a casa desses animais”, ressalta.Circuito da CiênciaO projeto retoma suas atividades neste sábado (27). A grade de eventos está repleta de atividades lúdicas de educação ambiental, voltada para o público de todas as idades. “Esse ano estamos com várias novidades. A primeira é a realização das palestras que funcionam como prévia do evento. A segunda é que o número de escolas triplicou, serão 40 colégios, sendo quatro por edição. A nossa intenção é plantar uma sementinha para que ela cresça consciente que o planeta é a nossa casa e que, por isso, devemos cuidar dele” revela um dos organizadores do projeto, Ney Amazonas. A primeira edição deste ano do Circuito da Ciência contará também com exposições da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), das Unidades de Conservação e trabalhos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).O Circuito tem o objetivo de despertar a preocupação individual e coletiva paras as questões ambientais. O projeto, patrocinado pela Petrobrase Moto Honda, é uma iniciativa da Coordenação de Extensão do Inpa (COXT), em parceria com o Sesi – Serviço Social da Indústria, Secretarias Municipal de Educação e Meio Ambiente e Sustentabilidade, Musa – Museu da Amazônia, Brothers e Magistral.

registrado em:
Fim do conteúdo da página