Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa realiza curso no Dia Mundial da Água
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa realiza curso no Dia Mundial da Água

  • Publicado: Quinta, 18 de Março de 2010, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2015, 08h57

 

Ascom Inpa

O evento abre as atividades do Instituto na Semana da Água. Em pauta, as condições de um dos mais importantes afluentes do Rio Negro.

Por Daniel Jordano

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) abre as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, na próxima segunda-feira (22), com o “Curso de Gestão de Recursos Hídricos – Bacia do Tarumã-açu”.

O evento, que acontece até o dia 22, é um espaço para a discussão sobre as condições da bacia do Tarumã-açu e vai fazer um estudo de caso abordando a qualidade da água dos igarapés da bacia, alteração da cobertura vegetal, avaliação dos resíduos sólidos, qualidade das águas subterrâneas e insetos aquáticos.

Segundo o pesquisador Sérgio Bringel, da Coordenação de Recursos Hídricos do Inpa, atualmente a situação na bacia do Tarumã-açu é preocupante, pois os níveis de poluição estão elevados.

“É uma região onde estão ocorrendo vários impactos devido a invasões. Nós já observamos que na bacia do Tarumã, principalmente o igarapé da Bolívia, e o igarapé do passarinho, já houve mudança da composição da água. Há ainda a formação de espuma de origem química”, declarou.

Siga o Inpa no Twitter

Ainda segundo o pesquisador, um documento deve ser feito sobre a situação no local para ser entregue ao poder público.

“Vamos tentar compor um relatório com os resultados dos debates. Além de instruir, vamos fazer um levantamento do que está ocorrendo no Tarumã para que esse relatório chegue a direção do Inpa e assim ao poder público”, disse.

Urbanização

Hoje o crescimento desordenado da cidade também colabora para os problemas com a poluição da água. Para a pesquisadora e coordenadora do setor de Recursos Hídricos do Inpa, Hillândia Brandão, as regiões da Ponta Nega, São Raimundo e Educandos representam bem a situação em Manaus.

“A gente faz monitoramento e na seca do rio há a queda da qualidade da água nessas regiões. Há inclusive a presença de Coliformes fecais”, disse.

Para ela, além de Manaus, outras capitais da região amazônica como Belém, Macapá, Porto Velho e Rio Branco enfrentam a mesma situação. Na capital do Amazonas, ela aponta um dos motivos para a poluição dos rios e igarapés: a falta de tratamento dos esgotos.

“A literatura fala que em Manaus apenas 11% do esgoto é tratado, eu acredito que muito menos, precisamos tratar nossos efluentes”, declarou a pesquisadora, chamando atenção para o nível de degradação dos igarapés na cidade.

“Outro problema dos nossos igarapés refere-se as construções nas margens e em cima deles. Com isso, a mata ciliar é retirada e o que se vê são igarapés compactados e poluídos”, afirmou.Futuro e Conscientização
O Dia Mundial da Água reacende as discussões sobre a atenção destinada aos recursos hídricos. Da totalidade de água existente no planeta, apensas 3% é doce. Daí a importância para a conscientização da sociedade.

Para o pesquisador Sérgio Bringel, é necessário haver um cuidado maior com a água, pois se o atual cenário de abandono persistir a escassez de água pode ser uma realidade.

“Eu não vejo futuro promissor para as novas gerações. O que pretendemos deixar para nossos netos? Um ambiente degradado como vivemos hoje em Manaus? Cometemos os mesmos erros do passado com as invasões e a falta de saneamento, por exemplo. Para mudar isso, só se houver um trabalho de educação, se um dia faltar água no planeta será por pura incompetência da sociedade e dos governantes”, enfatizou.

O Inpa desenvolve várias pesquisas que vão desde avaliação da qualidade da água ao trabalho de desenvolvimento sustentável como a criação de peixe em canal de igarapé em um assentamento do Incra na zona rural de Manaus e a pesquisa com o esgoto ecológico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página