Inpa realiza atividades em comemoração a semana da água
Ascom Inpa
Curso de Gestão de Recursos Hídricos e palestras marcam semana da água no calendário de atividades do Inpa
Por Eduardo Gomes
Como parte das atividades da Semana da Água, a Coordenação de Pesquisas em Clima e Recursos Hídricos (CPCRH) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), em parceria com o Centro Cultural Thiago de Melo realiza nesta quinta-feira (18) um ciclo de palestras em comemoração ao “Dia Mundial da Água”.
O evento será realizado no auditório do Centro Cultural, situado na Avenida Autaz Mirin, 9018, Bairro Amazonino Mendes, Zona Norte de Manaus, no período de 8h30 às 18h. Para participar da atividade, os interessados precisam se dirigir ao local que tem capacidade para receber aproximadamente 300 pessoas.
A atividade tem caráter pedagógico e pretende reunir estudantes, professores, lideranças comunitárias e pesquisadores do Inpa em torno das discussões sobre a preservação e recuperação dos recursos hídricos brasileiros.
Para o funcionário do Centro Cultural Thiago de Melo, Fernando Ramos, a discussão da temática junto à comunidade é uma iniciativa muito importante para a preservação da água. “Acreditamos que é preciso maior discussão sobre a importância e preservação deste bem tão fundamental para a sobrevivência na Terra”, ressaltou.
Ciclos e bacias hidrológicas, clima, resíduos sólidos, floresta e água, organismo aquático, rios, igarapés e recursos hídricos são alguns dos temas apresentados. O evento reunirá um grupo de aproximadamente oito pesquisadores do Inpa que apresentarão temas envolvendo a questão da água e suas peculiaridades na região amazônica.
Outro evento que completa as atividades do Instituto em comemoração ao “Dia Mundial da Água” é o “Curso de Gestão de Recursos Hídricos – Bacia do Tarumã-açu”. A iniciativa, organizada pelo Inpa em parceria com a AquaBio, vai ser realizada na Casa da Ciência do Inpa entre 22 e 24 de março.
O curso fará um estudo de caso sobre a Bacia do Rio Tarumã, abordando a qualidade das águas dos igarapés da bacia, alteração da cobertura vegetal, avaliação dos resíduos sólidos, qualidade das águas subterrâneas e insetos aquáticos.
Para o pesquisador da CPCRH, Sérgio Bringel, é preciso haver um intenso trabalho de sensibilização social para a preservação da água na região amazônica. “A sociedade tem que discutir o problema da água. Não é porque temos a maior bacia hidrográfica, que não precisamos nos preocupar. É necessário haver um sistema de gestão voltado para a região amazônica”, explicou.
Redes Sociais