Fórum realizado no Inpa debate importância da carreira de C,T&I
O evento, que vai até amanhã (27 de fevereiro), busca perspectiva para carreira de C&T em um cenário de crise
Da redação da Ascom - Inpa
Foto: Fernanda Farias - Ascom / Inpa
Durante esta semana o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebe o “Fórum nacional das entidades representativas da carreira de ciência e tecnologia”, para discutir a necessidade de revitalizar os institutos de pesquisa e desenvolvimento inerentes à Carreira de C,T&I. O debate contou com a presença do diretor do Inpa Luiz Renato de França, os deputados: Serafim Corrêa e Luiz Castro; e ainda o secretário-executivo do Fórum Ivanil Barbosa.
O deputado Luiz Castro, que também é presidente da comissão do meio ambiente, falou em seu discurso, dentre outros assuntos, sobre a extinção da SCTI-AM (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), que os pesquisadores precisam manter a bandeira de ciência e tecnologia em Manaus.
“Nenhum país no mundo se desenvolveu verdadeiramente sem Ciência e Tecnologia, estamos em um momento muito negativo em que o Estado do Amazonas não está priorizando essa área, que é importante para o desenvolvimento de soluções para a sociedade e o meio ambiente” refletiu Castro.
O diretor do Inpa Luiz Renato reforçou a importância da ciência no desenvolvimento social. “É preciso que as secretarias de ciência, tecnologia e inovação acompanhem o desenvolvimento das instituições. Como o Inpa que tem um grande papel na ciência do país, pois tem a tarefa de produzir conhecimento robusto e estratégico sobre a região segundo condições de vida do povo”.
Já o secretário-executivo do Fórum, Ivanil Barbosa, deu ênfase à luta contra a extinção da secretaria. “Temos que lutar para a não se extinguir a secretaria de C,T&I, pois se nossa carreira se extinguir tudo irá minguar e o investimento feito terá sido em vão”. Lembrou ainda, durante o evento que as instituições têm um grande problema que é o desfalque nos quadros de servidores devido à aposentadoria.
O Fórum de Ciência e Tecnologia
O Fórum de Ciência e Tecnologia congrega as representações sindicais dos servidores públicos federais empregados nos institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da carreira de Ciência e Tecnologia e todo Brasil. Sua missão é mobilizar estas representações nas discussões e negociações com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão – SRT/MPOG, por ocasião das campanhas salariais.
A Campanha de 2015 está assumindo discussão transcendente à questão salarial, a necessidade de revitalizar os institutos de pesquisa e desenvolvimento inerentes à Carreira de C&T, no tocante à reposição da força de trabalho.
Redes Sociais