Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Informática do Inpa apresenta novos avanços
Início do conteúdo da página
Notícias

Grupo de Informática do Inpa apresenta novos avanços

  • Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2010, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2015, 08h29

 

Ascom Inpa

Evento ‘Open Day’ foi a oportunidade do departamento de mostrar os investimentos realizados recentemente.

Por Eduardo Gomes

O Grupo Técnico de Informática (GTI) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realizou nesta quarta-feira (24) um evento intitulado “Open Day”, que teve como objetivo apresentar as recentes modificações do setor, que resultam na melhoria dos serviços de conexão com a Internet, rede interna, manutenção e atendimento a comunidade do Instituto.

O evento contou com palestras, como a que discutiu a infraestrutura da rede do Inpa, apresentada por Moysés Lima, responsável pelo setor, e Marden Pimenta, do Inpanet. Além dessa, outras palestras puderam apresentar a aplicação “Wiki & Nagios”, capaz de monitorar redes de códigos abertos distribuídas sob a licença GPL e abordar a interatividade web e as perspectivas da página do Inpa para 2010.

Segundo o responsável pela Coordenação de Ações Estratégicas do Inpa (COAE/ Inpa), Estevão Monteiro de Paula, uma das intenções é apresentar as conquistas. “O objetivo é mostrar o avanço que o GTI teve e a seriedade com que estão sendo tecnicamente utilizados os equipamentos recentemente adquiridos pelo Instituto”, disse.

O GTIé responsável pelas operações computacionais que dinamizam as atividades do Instituto, como por exemplo: suporte técnico, administração de serviços de rede e desenvolvimento de soluções computacionais aos demais setores do Inpa.

Para o administrador da rede Inpanet, Marden Pimenta, uma das mudanças de grande relevância é o aumento da velocidade do tráfego interno.“A velocidade das máquinas serão cem vezes superior. Hoje elas já estão operando em 1gigabytes e serão migradas para 10gigabytes”, declarou Pimenta.

registrado em:
Fim do conteúdo da página