Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa renova frota de veículos para fortalecer pesquisa
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa renova frota de veículos para fortalecer pesquisa

  • Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2010, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2015, 08h21

 

Ascom Inpa

Os 20 novos carros foram adquiridos com verba oriunda do projeto Grandes Vultos e vão auxiliar na realização de estudos em campo.

Por Tabajara Moreno

Os resultados gerados nos laboratórios do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) sobre a região amazônica decorrem de um incessante trabalho de coleta de informações em campo. Com a finalidade de fortalecer esses estudos e incentivar novos trabalhos, o Inpa renovou parte de sua frota de veículos.

A cerimônia de entrega dos 20 novos carros modelo picape aos chefes de coordenações de pesquisa e administração do Instituto ocorreu nesta terça-feira (9), no estacionamento da biblioteca, localizada no campus Aleixo.

Siga o Inpa no Twitter

Adquiridos com verba do Ministério do Planejamento, por meio do projeto Grandes Vultos, os novos veículos foram destinados às coordenações que estavam com carros danificados, mas também contemplou setores que não possuíam automóveis e os núcleos regionais do Inpa no Acre, Rondônia e Roraima.

O diretor do Inpa, Adalberto Luís Val, reforça a importância da renovação da frota para a produção de resultados científicos. “Para coletar material de estudo e monitorar o meio ambiente, os pesquisadores precisam de condições adequadas e seguras de transporte. São as informações extraídas, com bastante freqüência, nas reservas e estações experimentais do Inpa e em outras localidades que permitem a obtenção de informações científicas confiáveis”, enfatizou.

Acesso às reservas de pesquisa

Ao todo o Inpa possui quatro reservas e cinco estações experimentais espalhadas por diversas partes da região amazônica. Entre janeiro e fevereiro deste ano, a Divisão de Suporte as Estações e Reservas (DSER) do Inpa contabilizou 29 visitas de pesquisadores, alunos de doutorado, mestrado e bolsistas a esses locais com o objetivo de coletar amostras.

Mas, além das estações e reservas do Inpa, parte dos dados colhidos pelos pesquisadores também provém de outras áreas da floresta amazônica. O acesso a esses locais, conforme explica o responsável pela Coordenação de Ecologia (CPEC) do Inpa, Paulo Maurício Lima, é imprescindível ao andamento dos estudos.

Veja as fotos da cerimônia de entrega dos veículos

“Na Ecologia (CPEC), nossa demanda de trabalhos em campo é muito grande. Além disso, auxiliamos estudantes de mestrado e doutorado. Atualmente, temos pesquisadores na BR 319, fazendo um levantamento da biodiversidade do local, outros na reserva Ducke, colhendo outras informações. São casos em que o veículo é crucial, pois sem ele não há como chegar ao nosso objeto de estudo”, disse.

Nas curvas da estrada

Quem também trabalha diariamente com os carros e não esconde o contentamento com a renovação da frota são os motoristas. O percurso feito por eles para conduzir os pesquisadores até as reservas é marcado por ramais de terra batida e estradas mal conservadas.

É esse o caminho que o servidor João Bosco dos Santos faz pelo menos uma vez na semana. Para ele, os carros darão mais segurança na estrada. “Além de novos, esses carros são apropriados para estradas e ramais e serão de grande serventia para transportar pesquisadores aos locais de pesquisa. Eles vão dar mais conforto e segurança nas viagens”, falou Bosco, motorista no Inpa há 28 anos.

O servidor Francisco da Costa Oliveira considera que os novos carros afastam parte da pressão do motorista na estrada. “O carro novo é uma preocupação a menos para quem trabalha levando pessoas por estradas com asfalto irregular e ramais de terra batida”, apontou Costa, condutor no Inpa há 22 anos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página