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Circuito da Ciência amplia atividades em 2010

  • Publicado: Domingo, 07 de Fevereiro de 2010, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2015, 08h13

 

Em reunião na manhã desta segunda-feira (9), no Inpa, os organizadores do Circuito da Ciência definiram algumas novidades para as edições deste ano do projeto.

Por Tabajara Moreno

Uma das metas deste ano do Circuito da Ciência é aumentar o acesso dos estudantes às atividades de educação ambiental. A pauta foi discutida pelos organizadores do projeto nesta segunda-feira (8), na Casa da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).

Entre as definições está a realização de atividades sócio-ambientais nas escolas, a participação de estudantes da zona rural e o lançamento de uma mostra digital com trabalhos feitos por alunos que integraram o projeto durante o ano.

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O projeto, realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Museu da Amazônia (Musa), Brothers e Magistral, é patrocinado pela Moto Honda e Petrobras.

As edições deste ano do projeto devem mobilizar diretamente cerca de dois mil estudantes do ensino fundamental de 40 escolas de Manaus. Até o ano passado, crianças e adolescentes de quatro escolas se revezavam na participação das atividades. A mudança, conforme explica o coordenador do projeto, Jorge Lobato, vai acelerar o trabalho de difusão científica e educação ambiental desenvolvido ao longo dos dez anos do projeto.

“Com essas alterações envolveremos mais escolas e, com isso, haverá uma ampliação das discussões de cunho científico e ambiental para um número maior de pessoas de diferentes zonas da cidade, inclusive a rural”, reforça Lobato, relembrando que além das crianças, há atividades voltadas para os pais como a Cozinha Brasil do SESI.

Mostra digital

Para dinamizar as discussões sobre o conteúdo apresentado nas oficinas, palestras, exposições e outras atividades, o Circuito da Ciência vai investir na criação de uma mostra digital composta por poesias, desenhos, fotografias, redações e outros textos feitos pelos alunos, após a participação no projeto.

Além disso, as edições do Circuito da Ciência também serão complementadas na escola, durante a semana, quando alguns eventos de destaques da programação serão apresentados.

A medida demonstra a vontade interagir cada vez mais com a comunidade escolar, o que para o professor da Escola Municipal Mário de Andrade, Amarildo Santiago, é um grande ganho, pois “o projeto também ajuda na escola dando o suporte da sensibilização ambiental para os alunos e os professores podem usar isso como instrumento no dia-a-dia da sala de aula”, fala o professor.

Outra novidade para as edições desse ano é a retomada do investimento em campanhas ambientais em parceria com a Semmas. Além disso, o Circuito da Ciência agirá nas escolas através do auxílio na aplicação de coletas seletivas de lixo, arborização e criação de hortas.

“Em 2008, trabalhamos junto com a escola Aliança com Deus na aplicação da coleta seletiva, arborização e a criação de hortas escolares. Até hoje essa ação tem resultado na escola. Queremos voltar a investir nisso. Nosso compromisso é plantar a semente na escola”, conta Lobato.

A primeira edição do Circuito da Ciência será realizada no dia 27 de março no Bosque da Ciência - Rua Otávio Cabral, Petrópolis.

Uma década de difusão científica

Em 2009, o Circuito da Ciência completou dez anos. Nesse período, cerca de 30 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos tiveram contato com os resultados de pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do Inpa.

O trabalho de difusão científica rendeu ao projeto o título de “Amigo do Meio Ambiente” durante homenagem na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) em virtude da comemoração do aniversário do projeto.

O Circuito da Ciência é realizado sempre no último sábado do mês. Ao todo, o Inpa promove dez edições anuais do projeto de maneira alternada entre o Bosque da Ciência e o Jardim Botânico Adolpho Ducke.

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