Inpa fecha 2009 com nove patentes depositadas
Ascom Inpa
O Instituto nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), por meio da Divisão de Propriedade Intelectual e Negócios (DPIN), começa 2010 comemorando os nove pedidos de patentes depositados em 2009.
Por Kleiton Renzo
A pesquisa científica, antes de tudo, visa melhorar a qualidade de vida da população e criar mecanismos de preservação para o meio ambiente, segundo explica Rosângela Bentes, coordenadora da Divisão de Propriedade Intelectual e Negócios (DPIN) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).
Os novos produtos e processos desenvolvidos pelo Inpa têm aplicação na produção agrícola, controle de doenças/pragas e purificação de água, bem comofabricação depapel de cauaçu e bolinhos pré-prontos de peixe da Amazônia, entre outros.Esses são resultados efetivos das pesquisas patenteadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
“Com isso, o Inpa disponibiliza produtos e processos protegidos com viabilidade econômica para comercialização junto às empresas que se interessarem em desenvolvê-los, dando retorno à sociedade e assim popularizando a ciência”, explica Rosângela.
Somente em 2009 foram depositados nove pedidos de patente pelo Inpa. Para este ano, a perspectiva é depositar no mínimo mais dez pedidos, dos quais quatro estão prontos para depósito e seis estão em processo.
Redes Sociais