Abertas as inscrições para o Projeto Pequenos Guias do Inpa
Ascom Inpa
Além de adquirir um pouco do conhecimento científico produzido no Instituto, jovens aprendem a ter responsabilidade social com o meio ambiente.
Por Tharcila Martins
O Projeto Pequenos Guias do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) abre inscrições, nos dias 20 e 21, de 14h30 às 17h, na portaria do Bosque da Ciência, localizado na rua Otávio Cabral, bairro Aleixo, para o processo seletivo da turma de 2010.
Poderão participar meninos e meninas que estejam na idade de 11 a 12 anos, que morem nos bairros próximos do Bosque da Ciência e estejam matriculados a partir do 6º ano do ensino fundamental pela manhã, pois as atividades do projeto acontecem no turno vespertino.
Siga o Inpa no Twitter.
Para fazer a inscrição, o menor deve estar acompanhado dos pais ou de um responsável adulto, além de portar a cópia do boletim escolar e da certidão de nascimento. O número de vagas não foi divulgado, mas segundo a coordenadora do projeto e pesquisadora do Inpa, Maria Inês Higuchi, são limitadas.
De acordo com Higuchi, esse projeto é um compromisso do Inpa para a comunidade. “Além de inserir esses jovens na produção do conhecimento científico, eles são conscientizadas da responsabilidade social com o meio ambiente”, declara.
Projeto Pequenos Guias
O projeto existe desde 1994 e é executado pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) do Inpa. Nesses 15 anos de existência, já participaram 862 adolescentes. O projeto consta de três fases educacionais distintas: formação educacional crítica, atuação e interação no Bosque da Ciência e participação cidadã, fase que compõem o Projeto Jovens Ambientalistas.
A etapa de formação dos pequenos guias é de seis a oito meses. Ela se caracteriza pela formação e capacitação dos adolescentes. As aulas são semanais, em horários alternados ao da escola, e os temas são relativos ao desenvolvimento psicossocial do adolescente, cidadania, cultura, ecologia, turismo e informações básicas sobre o Bosque da Ciência.
Na atuação como guia pelo Bosque da Ciência, período que dura um ano, os pequenos guias acompanham os visitantes pelas trilhas do Bosque e fornecem informações simples sobre os centros de visitação, num exercício de cidadania, repassando seus conhecimentos a outras pessoas.
Os jovens atuam no Bosque da Ciência uma a duas vezes por semana, no turno da tarde. Ao término da fase de atuação os adolescentes têm a oportunidade de participar do Projeto Jovens Ambientalistas, onde participam de eventos e atividades socioambientais promovidos pelo Inpa e outras instituições.
Redes Sociais