Pedidos de visitas à Reserva Ducke com 48h de antecedência
Ascom Inpa
Segundo a Divisão de Suporte às Estações e Reservas (DSER) do Inpa, o motivo são as obras na estrada que dá acesso à reserva.
Por Mário Bentes
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) vai passar a exigir prazo mínimo de 48 horas de antecedência para autorizar visitas de instituições de ensino e pesquisa ou mesmo para pesquisadores do próprio Instituto nas dependências da Reserva Federal Adolpho Ducke, situado no quilômetro 26 da rodovia AM-010, que liga Manaus ao município de Itacoatiara.
Segundo o chefe em exercício da Divisão de Suporte às Estações e Reservas (DSER) do Inpa, Pedro Cássio Mendes de Albuquerque, a medida está sendo tomada em virtude das obras que estão sendo feitas na estrada que dá acesso ao interior da reserva.
“Para evitar transtornos aos solicitantes, nós estamos pedindo este prazo para avaliar as condições do local antes de conceder a permissão de visitas”, explica Pedro, referindo-se ao fato de que, por conta dos trabalhos, nem sempre o acesso ao local está em perfeitas condições de tráfego.
Reserva Ducke
Com mais de 10 mil hectares de área total, a unidade serve como suporte para todos os segmentos das pesquisas do Inpa e de outras instituições nacionais e internacionais. Segundo dados da DSER, a unidade recebeu 1413 visitas em 2008 e 1283 no ano passado.
Redes Sociais