Inpa começa o ano comemorando feitos de 2009
Ascom Inpa
Novas instalações, veículos e patentes de produtos e processos estão entre os ganhos do Instituto no ano que passou.
Mal o ano começou e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) já tem o que comemorar. Além dos ganhos de novos laboratórios, inaugurados nos últimos meses de 2009 e dos novos veículos, que vão ajudar em diversos projetos de pesquisa de campo, o Instituto já aguarda seis novos registros de patentes de produtos e processos desenvolvidos.
No total, foram cerca de R$ 40 milhões de investimentos em laboratórios. No dia 27 de novembro do ano passado, dois novos laboratórios – um do Núcleo de Biotecnologia aplicado a Agrossilvicultura e outro de temática de físico-química de alimentos – foram inaugurados pelo Inpa. Além dos dois novos espaços, o Instituto inaugurou uma nova via de acesso ao Campus do V-8, na zona Centro-Sul de Manaus.
Siga o Inpa no Twitter
Menos de duas semanas depois, no dia 4 de dezembro, mais três novas obras foram inauguradas, desta vez no campus II do Instituto, sendo um o laboratório Temático de Bioprospecção de Insetos e outra a reforma da cobertura dos prédios da Coordenação de Pesquisas em Entomologia e também das Coleções Zoológicas.
No primeiro semestre de 2009, foram entregues 3.445 metros quadrados de área construída e reformada. Atualmente estão em execução 6.105 metros quadrados em obras e reformas, além de 1.105 que se encontram em processo de licitação.
Novos veículos
Além das inaugurações dos novos espaços, o Inpa também recebeu investimentos de outras formas. Em dezembro do ano passado, a Instituição recebeu 19 novos veículos modelo picape para serem usadas em setores diversos, restando ainda outros quatro do mesmo modelo, que devem chegar ainda este ano.
Segundo o diretor do Instituto, Adalberto Luis Val, as 43 ações de investimento, provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério do Planejamento, por meio do Projeto Grandes Vultos, do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), permitiram a recuperação de laboratórios, espaços de administração e construção de novos espaços.
“Ainda no início deste ano, teremos novos prédios para laboratórios como o de biologiamolecular, estudos de plantas, biotecnologia e para a administração do Instituto”, explica o diretor.
Patentes
Para este ano, o Inpa aguarda seis novos registros de patentes, que vão garantir a propriedade intelectual dos pesquisadores do Inpa sobre os novos produtos e processos. Segundo a Divisão de Propriedade Intelectual e Negócios (DPIN) do Inpa, as novas patentes estão em fase de término de elaboração dos relatórios descritivos e vêm para se juntar a outras nove adquiridas ano passado.
Além das seis já garantidas, o Inpa deverá ainda fazer o pedido de outros quatro registros de patente. “São novos produtos de pesquisa do Inpa sendo oficialmente protegidos e disponibilizados à sociedade. Ainda este ano, teremos novos produtos em fase de registro de patente”, explica o coordenador de Ações Estratégicas do Inpa, Estevão Monteiro de Paula.
Redes Sociais