Inpa é sede da 4ª Reunião do Fórum de Gestores
A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTAM) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam)
Por Clarissa Bacellar
Representantes de várias instituições de ensino e pesquisa do Amazonas estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (20), na sede do Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas (Inpa/MCTI), para a 4ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, que acontece bimestralmente e objetiva proporcionar a integração entre as instituições em favor do desenvolvimento do Estado.
Em pauta, além de informes gerais, estavam a aprovação da ata da reunião anterior e a apresentação dos editais: Pró-Engenharias (que visa estimular a formação de engenheiros a partir do ensino médio), PRO-TI (que visa a fixação de doutores na região) e BioNorte (que busca aumentar o número de doutores nas áreas de Biotecnologia e Biodiversidade atuando na Amazônia), destaques da reunião. “E também o Edital Universal (CNPq), que é o nosso edital mais amplo”, lembrou a diretora presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, que do mesmo modo afirmou ser necessário dar atenção às prioridades de gestão.
Já o diretor do Inpa, Adalberto Val, reforçou a ideia de que é preciso aproveitar o Programa Ciência Sem Fronteiras, fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), para promover o intercâmbio com instituições do exterior, seja enviando alunos ou trazendo especialistas para o Brasil.
Para o Secretario de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena, o Fórum é um espaço significativo para compartilhar informações e debater sobre as ações realizadas pelas instituições que fazem parte do grupo.
Além dos representantes das instituições de ensino e pesquisa, a reunião contou ainda com a presença do deputado estadual José Ricardo Wendling (PT/AM), presidente da Comissão de C&T da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALEAM).
A próxima reunião do Fórum está prevista para o segundo bimestre de 2012 na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Foto da chamada: Flávio Ribeiro
Redes Sociais