Pesquisadora do Inpa é premiada em Bonn, na Alemanha
Maria Teresa Fernadez Piedade é a segunda agraciada na história do prêmio Joachim Adis de Ecologia Tropical Interdisciplinar, que a cada dois anos realiza novo agraciamento
Por Eduardo Gomes
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da pesquisa, a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Maria Teresa Fernadez Piedade, foi recentemente agraciada com o prêmio Joachim Adis de Ecologia Tropical Interdisciplinar edição 2011. A cerimônia oficial de premiação aconteceu no último dia 9, durante o Simpósio Latino Americano realizado no Instituto de Pesquisa Zoológica e Museu A. Koenig (ZFMK), em Bonn, na Alemanha.
A cada dois anos é definida uma pessoa agraciada com o prêmio e, segundo a pesquisadora, ter seu trabalho reconhecido por um país com o qual já trabalhava em cooperação foi de grande relevância. “Foi muito emocionante, primeiramente por ter o reconhecimento dos pares em outro país, com o qual eu trabalho em cooperação há muitos anos. É uma forma de você perceber que o teu trabalho, de alguma forma tem algum impacto”, declarou.
Na ocasião, o prêmio foi entregue pelo ex-ministro de Meio Ambiente, Professor Dr. Toepfer, seguido pelo discurso laudatório, proferido pelo Professor Wolfgang Junk. Ainda no evento, a pesquisadora proferiu uma palestra intitulada “A vegetação das áreas alagadas amazônicas: adaptações para viver no limite”, com duração de aproximadamente uma hora, sintetizando os trabalhos desenvolvidos por ela, com ênfase em ecofisiologia e adaptações de plantas da região aos ambientes de inundações e secas, típicos das áreas alagáveis.
Piedade conta que o momento foi marcado por características únicas e especiais. “Existe também o fato de que eu conheci o professor Joachim Adis, então foi um híbrido de alegria por receber o prêmio, mas muita tristeza porque o fato de que eu recebi o prêmio, significa que agora ele está no andar de cima. Eu fiquei muito emocionada, foi um momento muito especial”, ressaltou.
Sobre a pesquisadora
Nasceu em La Coruña, Espanha, tendo cidadania brasileira. Possui graduação em biologia, pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Mestrado (1985) e Doutorado (1988) em Ecologia, no Inpa. Realizou estudos posteriores: Universidade de Cambridge, Universidade de Essex, Universidade de Strathclyde (Reino Unido); Instituto Max-Planck de Limnologia, Plön (Alemanha). Além disso, se tornou líder do Grupo de cooperação Brasil-Alemanha em “Ecologia de Áreas Alagáveis” desde 1992.
Piedade é pesquisadora do Inpa desde 1988. Orientadora e professora em três cursos de Pós-graduação no Instituto (Ecologia, Botânica e Biologia Aquática), onde já orientou cerca de 70 estudantes de diversos níveis acadêmicos. Membro do Comitê Científico Internacional do LBA, e membro do corpo editorial dos Jornais Global Change Biology, Acta Amazonica, e Tempo & Ciência. Suas áreas de pesquisa são: Ecologia de áreas úmidas, ecofisiologia da vegetação de áreas úmidas e uso sustentável de áreas alagáveis amazônicas.
Redes Sociais