Décima edição do Circuito da Ciência reafirma proposta de conscientização ambiental e científica
Crianças, jovens e adultos prestigiaram a última edição do ano no Bosque da Ciência
Por Eduardo Phillipe
Reafirmando a proposta de construir a conscientização ambiental e científica entre jovens e crianças, o Circuito da Ciência, em sua décima edição, fecha mais um ano com resultados positivos.
A interatividade entre os alunos de diversas escolas da cidade com os temas e atividades expostos nos estandes espalhados pelo Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) atraíram a atenção, foi o que afirmou Jéssica Camile, de 11 anos, da Escola Municipal Professora Maria Lira Pereira.
“Eu achei tudo muito legal. Aprendi muita coisa. Vi que as árvores são antigas e que já estavam aqui há muito tempo”. Assuntos como Herbário e a Carpoteca, dicas de nutrição, fauna e frutas amazônicas, e Educação Ambiental aguçaram a curiosidade dos presentes.
O Circuito não foi somente prestigiado por jovens e crianças. Adultos e também idosos puderam conferir de perto as atrações. A senhora Petronilha da Silva, 56 anos, que veio acompanhada com um grupo de terceira idade, estava encantada. “Achei tudo muito bonito, fomos ver o peixe-boi e admirar a beleza natural”.
São 12 anos de projeto e o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, enfatiza a construção de uma massa crítica para um desenvolvimento inteligente da região e a contribuição dos parceiros. “Todos os nossos parceiros estão felizes e contentes com o que tem visto, e estamos fazendo com que as coisas possam acontecer na melhor qualidade. Aqui é um conjunto de ações, questões e resultados que vem acontecendo e, com certeza, são promissores para que possamos avançar cada vez mais”, ressaltou Bueno.
Representantes da Moto Honda e Petrobras, patrocinadores do Circuito, estavam presentes na última edição. “As oficinas expostas aqui vai ao encontro do que a nossa empresa busca, que é levar conhecimento sobre o meio ambiente”, afirmou o gerente de gestão ambiental da Honda, Josué Campos.
12 Anos de Projeto
No contexto de disseminação da produção científica, o projeto Circuito da Ciência há 12 anos tem se revelado como uma das ferramentas mais importantes de difusão das pesquisas realizadas pelo Inpa para a comunidade manauense.
Por isso, de acordo com João Aurélio do Setor de Comunicação Institucional da Petrobrás, o projeto transforma essas crianças que visitam o Bosque em multiplicadores. “As crianças levam para a casa o que aprendem aqui e acabam educando seus pais e familiares”, complementou.
Ao longo deste período, foram realizadas 120 edições, envolvendo cerca de 120 comunidades urbanas, 94 escolas municipais e estaduais, num total aproximado de 40 mil pessoas entre crianças e jovens.
“As conquistas do Circuito devem ser consideradas devido ao apoio de várias pessoas envolvidas pela causa. Diante dos resultados positivos, pode-se dizer que o sucesso do projeto se deve, principalmente, as instituições, e as empresas que apóiam as atividades e que estão preocupadas com a responsabilidade social e, consequentemente, com a preservação do meio ambiente na Amazônia”, afirmou o coordenador do Circuito, Jorge Lobato.
O Circuito é uma realização do Inpa, patrocinado pela Petrobras e Moto Honda da Amazônia e conta com o apoio de: SESC Amazonas, Prefeitura de Manaus (Semmas, Semed), Governo do Estado do Amazonas (Seduc), Magistral, Sesi, Museu da Amazônia (Musa), Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), Projeto Tartarugas da Amazônia, Brothers, Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa) e Lapsea/Inpa.
Redes Sociais