Inpa outorga Menção Honrosa Rio Negro
A cerimônia acontece nesta sexta-feira (25), às 19h, no Auditório da Ciência DO Bosque da Ciência
Por Eduardo Phillipe
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza nesta sexta-feira (25), às 19h, a solenidade de entrega da Menção Honrosa Rio Negro. A honraria visa reconhecer o trabalho das pessoas que tenham se dedicado ao desenvolvimento e avanço da pesquisa científica, tecnológica e inovação do Instituto.
Neste ano, os três homenageados são: Aziz Nacib Ab’Saber, geógrafo, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), autor de diversas teorias e projetos inovadores na geografia brasileira, tendo recebido o Prêmio Santista e o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e demonstra grande preocupação com meio ambiente; Marco Antonio Raupp, matemático, com doutorado pela University of Chicago (EUA), atual Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Diretor Geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, foi Diretor Geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), e também trabalha em Análise Numérica; e a pesquisadora do Inpa, Maria de Nazaré Góes Ribeiro.
Sobre a Menção
O prêmio existe desde 15 de agosto de 2008 e é a mais alta homenagem conferida pelo Inpa. A Menção Honrosa Rio Negro já homenageou autoridades importantes dentro do Instituto e no Amazonas, como o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Aldemir de Oliveira e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Redes Sociais