Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nona edição do Circuito da Ciência promove consciência ambiental
Início do conteúdo da página
Notícias

Nona edição do Circuito da Ciência promove consciência ambiental

  • Publicado: Domingo, 20 de Novembro de 2011, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 13 de Maio de 2015, 09h13

 

Por meio de estandes, os visitantes acompanharam atividades relacionadas à ciência e meio ambiente

 

Por Eduardo Phillipe e Séfora Antela

Na manhã desse sábado (19), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abriu suas portas para mais um Circuito da Ciência. Em sua 9ª edição, o projeto visa sensibilizar a população num contexto ambiental e na interação entre os visitantes na difusão da ciência.

Jovens e crianças puderam acompanhar os diversos estandes espalhados pelo bosque e, por meio deles, adquirir mais conhecimentos, observando as explicações dos monitores e voluntários sobre variados assuntos científicos e também sobre os trabalhos desenvolvidos no Inpa. Quem participa do Circuito, aprende sobre Invertebrados Terrestres, Orientação Postural, Insetos Aquáticos, Reaproveitamento do Plástico, Peixes-Boi e muito mais.

As alunas, Juliana e Fernanda, da Escola Municipal Professor Joaquim Gonzaga, de 15 anos, aprovaram o projeto e prometeram voltar nas próximas edições. “Achei bem interessante porque adquirimos mais conhecimentos que não aprendemos na escola. Aprendi sobre as árvores, alimentos, as plantas, animais e outras coisas. Já vim ao Inpa várias vezes, mas ao Circuito foi primeira vez”, disse Juliana e Fernanda complementa: “O passeio foi ótimo. Gostei muito saber mais sobre as plantas e até que algumas possuem vitaminas A e B”.

O coordenador do Circuito, Jorge Lobato, reafirma o compromisso do Inpa, considerando o Circuito como o maior programa de difusão científica do Instituto e também do compromisso com a sociedade e disse mais: “Nada melhor do que desenvolver um programa como esse com a juventude e as crianças, onde temos depositado a esperança de que possamos ter as melhores atitudes em relação ao comportamento do homem, meio ambiente e em relação ao planeta”.

Lobato também destacou a participação de mais de 300 alunos de cinco escolas locais e dos entraves colocados nos estudos da ciência. “A gente percebe no olhar o envolvimento que jovens e crianças tem com os monitores. É legal ver o esforço de cada pesquisador dentro da Instituição. E isso tem ajudado a mostrar que o Inpa é uma Instituição aberta para a população, ajudando, assim, a quebrar a barreira que essa sociedade construiu achando que a ciência é uma coisa abstrata, e o Circuito da Ciência tem ajudado a estreitar o conhecimento científico que acompanhamos no dia a dia”, disse.

Circuito Mamíferos Aquáticos

No mini-circuito sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia, montado pela ONG conveniada do Inpa e patrocinada pela Petrobras, Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), os pesquisadores deram informações sobre a biologia do peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis) e da ariranha (Pteronura brasiliensis), espécies que estão listadas como ameaçadas de extinção pela UICN (2000).

Antes de visitar o Bosque da Ciência, os participantes dessa edição assistiram uma palestra sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia. “Nós percebemos que a palestra é de extrema importância porque aqui eles veem na prática o que observaram anteriormente na palestra. Além disso, essas atividades lúdicas servem para instigar a curiosidade desses alunos pela ciência e mostrar que ela faz parte da realidade deles”, disse a biológa da Ampa, Isabel Reis.

registrado em:
Fim do conteúdo da página