Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Começa XI Curso e Seminários em Doenças Tropicais e Controle de Vetores
Início do conteúdo da página
Notícias

Começa XI Curso e Seminários em Doenças Tropicais e Controle de Vetores

  • Publicado: Domingo, 20 de Novembro de 2011, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 13 de Maio de 2015, 09h05

 

Com programação extensa, o curso segue até 23 de novembro

Por Eduardo Phillipe

Eduardo Gomes
Solenidade contou com a presença de alunos de graduação e pós graduação

Com o objetivo de discutir tópicos atuais que envolvem a biologia molecular e a interação parasita – vetor, mosquitos, transgênicos, doenças de chagas, malária, dengue, oncocercose, leishmaniose, controle biológico – usando bioinseticida bacteriano, Bacillus entomopatogênicos e biotecnologia, o XI Curso e Seminários em Doenças Tropicais e Controle de Vetores promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), começou sexta-feira (18), com cerimônia de abertura realizada no Auditório do Comfort Hotel, no Distrito Industrial.

A solenidade contou com a presença do coordenador do evento e chefe do laboratório de Malária do Inpa, Wanderli Tadei; da coordenadora do Seminário, Thania Guaycurus; do colaborador e professor Norbert Becker, da Alemanha; do Secretário Executivo de Saúde do interior do Estado do Amazonas, Evandro Melo; do Presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque; do Diretor da Fiocruz Manaus, Roberto Sena; do Presidente da Sociedade Brasileira de Vetores e Vice-Presidente de Ensino da Fiocruz de Minas Gerais, Paulo Pimenta; Luís Hildebrando, do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (IPEPATRO); Bernardo Cardoso, Superintendente de Saúde do Estado do Pará e a Diretora do Departamento de Vigilância Epidemológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Shelem Mairate; além de estudantes de graduação e pós-graduação.

De acordo com Tadei, esse ano o curso teve mais de 600 inscritos, porém a prioridade foi com os estudantes de iniciação científica, e destacou: “Há 11 anos realizamos o curso, e nele abrimos a discussão entre especialistas e a oportunidade dos estudantes para conversar com eles”.

Finalizou falando sobre os mini-cursos que são voltados ao controle de malária, dengue e arboviroses em geral e da atividade em campo, onde são colocados em prática como é feito o controle biológico. “É impossível exterminar o mosquito, que é próprio de uma região tropical. Então nós temos que controlar aquela densidade que está em contato com o homem. Uma vez controlada o vetor, não há transmissão”, explicou.

O professor alemão Norbert Becker, que ministrou a palestra de abertura, explanou sobre uma visão geral dos mosquitos: quantidade de espécies encontradas no meio ambiente, evolução desses seres e sua constituição biológica, enfatizando, também, a transmissão da malária e da dengue.

O curso e seminários seguem com programação ampla, oferecendo palestras com pesquisadores nacionais e internacionais, mini-cursos e uma atividade em campo. Para conferir a programação dos próximos dias, acesse: http://www.cursocontrolebiologico.com.br/

Histórico do Curso e Seminários

O Curso de Controle Biológico é uma atividade do Laboratório de Vetores de Malária e Dengue do Inpa que ocorre anualmente desde 2001. A partir de 2003, o Estado do Amazonas tornou-se a Sede do Simpósio e Seminários sobre Mosquitos Vetores de Doenças Tropicais e Controle Biológico que foi inserido ao 3º Curso, “Implementação do Controle Biológico usando Bioinseticida Bacteriano e Vetores de Doenças Tropicais”, ocorrido de 22 de setembro a 05 de outubro de 2003. Este evento teve como finalidade agregar renomados profissionais provenientes de Instituições Nacionais e Internacionais para divulgarem, em forma de seminários, os resultados de suas pesquisas.

Já no 9º Curso “Implementação das Estratégias de Controle de Vetores de Doenças Tropicais”, que foi realizado no período de 31 de outubro até 08 de novembro de 2009, foi inserido em sua programação o curso intitulado “Bactérias e suas Aplicações Biotecnológicas”, cujas atividades foram teóricas e práticas e introduziu conhecimentos básicos de Bacteriologia clássica e molecular.

O 10º Curso, realizado em 2010, foi um espelho das programações anteriores, diferindo no seu contexto por representar 10 anos de realização do evento. Os pesquisadores que acompanharam praticamente uma década de realização do Curso foram homenageados pela Coordenação, recebendo uma placa alusiva ao período de participação.

Foto da chamada: Eduardo Gomes
registrado em:
Fim do conteúdo da página