Entrega de diplomas e Menção Honrosa marcam comemorações no Inpa
Mais de 1.500 alunos iniciaram carreira cientifica em 38 anos de Pós-Graduação do Instituto
Por Fernanda Farias
A entrega dos diplomas dos alunos que concluíram o mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e as honrarias aos profissionais que receberam a Menção Honrosa Warwick Kerr, aconteceram na noite de quinta-feira (10), às 19h no Auditório da Ciência.
A Menção Honrosa Warwick Kerr é a mais alta homenagem conferida pelo Inpa, por meio da Coordenação de Capacitação do Instituto à brasileiros e estrangeiros que tenham contribuído para o desenvolvimento e avanço da docência, da pesquisa científica e tecnológica e da inovação no âmbito de seus programas de Pós-Graduação. A distinção é anualmente outorgada pela Direção do Instituto a três profissionais indicados pela Congregação de Capacitação Institucional e pelo Conselho Diretor do Inpa.
São 38 anos de Pós-Graduação, mais de 1.500 alunos que deram seu ponto de partida no Inpa. Para o pesquisador Estevão Monteiro, a Amazônia é o melhor espaço para formar pesquisadores formadores de opinião. “Vocês, mestres e doutores tiveram a oportunidade de trabalhar num dos lugares mais bonitos do mundo, a Amazônia, que tem todos seus mistérios. E as pesquisas que vocês desenvolvem aqui é extremamente importante, pois estimula um dos instintos mais naturais que o ser humano tem, que é a curiosidade”, declarou.
Estavam presentes na solenidade para entregar os diplomas aos alunos que concluíram o mestrado e doutorado; o Diretor do Inpa, Adalberto Val; o Coordenador de Ações Estratégicas do Inpa, Estevão Monteiro; o Diretor Administrativo Financeiro da Fundação de Amparo as Pesquisas do Amazonas (Fapeam), Jorge Edson Queiroz; o Vice-Reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ednaldo lima; a Pró-Reitora de Pesquisa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Maria das Graças Barbosa; a Coordenadora de Capacitação do Inpa, Beatriz Ronchi Teles e os orientadores dos cursos.
Menção Honrosa Warwick Kerr
Após a entrega dos diplomas aos alunos de mestrado e doutorado, começaram as homenagens aos agraciados da Menção Honrosa Warwick Kerr: Valdecira Maria Azevêdo, que trabalha no Inpa desde 1980, onde atualmente continua a prestar serviços na área administrativa e de secretariado; Toby Vincent Barret, finlandês naturalizado brasileiro, que começou sua carreira no Inpa em 1984, na coordenação de ciências da saúde; e Vera Maria Fonseca de Almeida e Val, natural de Campinas, que tem se dedicado ao trabalho no Inpa com afinco desde 1981, quando foi contratada.
“Foi com uma grande surpresa e alegria que recebi essa homenagem. Pra mim receber essa solenidade, após 31 anos de serviço é uma gloria ser reconhecida pelo meu trabalho. Já fui homenageada outras vezes, mas com certeza essa é a maior que eu poderia receber”, expôs, emocionada, a homenageada Valdecira Azevêdo.
Vera Val discursou em nome dos outorgados da Menção Honrosa, dando ênfase à educação dos jovens estudantes do nosso país. “A educação representa o futuro. Na sociedade que vivemos hoje, onde as noticias de bullying e as discriminações de gêneros são cada vez mais recorrentes, é um dano muito grande falar para uma criança que ela não é capaz de fazer algo que almeja. Por isso, eu Vera Val, como formadora e educadora, o meu lema a partir de hoje será: Mostre às crianças e aos jovens que eles podem, principalmente às meninas, que elas podem, e eles também. São todos capazes de raciocinar e mover o mundo com seu pensamento, alcançar o sucesso intelectual e social sempre que quiserem, basta que acreditem em si mesmo”, defendeu a pesquisadora.
Redes Sociais