Governantes dos EUA visitam Inpa e sondam futuras cooperações
A prioridade das autoridades em visita à Manaus foi aprender mais sobre o agronegócio na Amazônia
Por Fernanda Farias
Uma comitiva dos Estados Unidos da América (EUA), liderada pelo Governador do Estado de Montana, Brian Schweitzer, acompanhado pela senadora do Estado de Minnesota, Julie Rosen, e pelo deputado Estadual de Nevada, Marcus Conklin, além de outras autoridades do país, visitaram nesta terça-feira (08), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em busca de conhecimento sobre as pesquisas realizadas pela Instituição.
Durante todo o dia, a comitiva esteve no Inpa conhecendo suas instalações, como: o Bosque da Ciência, o Parque Aquático Robin C. Best, e os viveiros dos animais. À tarde participaram de uma reunião com alguns pesquisadores do Instituto, que apresentaram algumas pesquisas.
A Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) é uma agência ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e faz o intercâmbio de políticos, autoridades e pesquisadores que trabalham no congresso dos EUA ou no poder executivo. Este ano trouxe o Conselho de Governantes Estaduais, cujo objetivo da visita é conhecer melhor o país e assim abrir novas oportunidades de cooperação de intercâmbio, tanto na esfera comercial como nas pesquisas.
A visita ao país começou no dia 5 de novembro, em São Paulo, onde visitaram a Sala São Paulo, para prestigiar um concerto filarmônico, depois visitaram a pinacoteca e, ainda, o Instituto Baccarelli, na comunidade de Heliópolis. Na segunda-feira (7), os governantes tiveram reuniões com o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP) para conhecer a urna eletrônica brasileira e também com a Bovespa, para conhecerem o mercado financeiro brasileiro.
Em Manaus, além das visitas ao Inpa, encontro das águas e outros pontos de destaque, os governantes buscam compreender o conflito agrário e saber qual o alcance do agronegócio na Amazônia.
Depois de Manaus a comitiva irá à Brasília, para um encontro na sede da Apex Brasil com o intuito de conversar sobre cooperação e comércio, além de reunirem-se com Ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. Após visitarem a capital brasileira, a passagem pelo Brasil terminará no Rio de Janeiro (RJ), no dia 12 de novembro, com uma visita à Petrobras.
Redes Sociais