Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa participa de Semináro de Entomologia da Ufam
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa participa de Semináro de Entomologia da Ufam

  • Publicado: Quarta, 02 de Novembro de 2011, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 13 de Maio de 2015, 08h40

 

A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 11 de novembro

Por Fernanda Farias

A Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) em parceira com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) convida a comunidade a participar do I Seminário de Entomologia e Acarologia na Amazônia (I SEAMA), nos dias 23 a 25 de novembro, no auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Ufam.

O Laboratório de Entomologia e Acarologia Agrícola da Faculdade de Ciências Agrárias pretende promover um fórum de discussões durante o seminário, focando na questão entomológica da Amazônia frente ao desafio de se construir uma agricultura voltada para os princípios da sustentabilidade. Além de promover o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, instituições e empresas ligadas às atividades de ensino, pesquisas e inovação tecnológica no campo da entomologia.

Nas mesas redondas participarão convidados especialistas em entomologia, que deverão propiciar um momento de discussão e intercâmbio de experiências entre pesquisadores, professores, alunos, produtores rurais e empresários que atuam nas diferentes áreas da entomologia agrícola e urbana na Amazônia brasileira.

No primeiro dia de evento pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participarão do seminário. A pesquisadora do Instituto, Lúcia Py Daniel, irá palestrar sobre “Por que coletar material biológico para fins científicos está cada vez mais difícil no Brasil”, e o pesquisador Charles Clement ministrará a palestra “Usando a biodiversidade do Brasil: Um certeiro tiro no pé”.

Segundo o professor da UFAM, Neliton Marques da Silva, o seminário busca uma reflexão sobre as alternativas ambientalmente sustentáveis à luz dos recentes avanços nas ciências entomológicas. “As condições climáticas da Amazônia, contribuem para ocorrência de inúmeros insetos e ácaros que comprometem o avanço da agricultura nessa região. Por sua vez, a Amazônia brasileira vem se tornando porta de entrada de algumas pragas de importância quarentenária que, após seu estabelecimento, causam vultosos prejuízos aos cultivos agrícolas de diferentes regiões do Brasil, a exemplo da mosca-negra dos citros”, explica.

A inscrição é gratuita e pode ser feita enviando o formulário de inscrição para o e-mail: entomologia@ufam.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página