Seminário sobre dinâmica do carbono da floresta Amazônica está com inscrições abertas
As palestras serão proferidas em português e inglês e acontecerão no dia 18 de novembro, de 8h às 18h, no Auditório da Ciência no Bosque da Ciência, Av. André Araújo, Aleixo. As inscrições são gratuitas e limitadas
Josiane Santos
O Laboratório de Manejo Florestal (LMF) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade de Tóquio, Instituto de Florestas e Produtos Florestais do Japão, promovem no dia 18 de novembro, 8h às 18h, o seminário de avaliação do Projeto Dinâmica do Carbono da Floresta da Amazônica (CADAF).
O LMF/Inpa desenvolve desde 2004 um sistema de inventário florestal continuo (IFC) para o Amazonas, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) – Projeto Chichuá – e pelo consórcio Pronex Manejo Florestal, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto CADAF é um programa bilateral (Brasil-Japão) coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, em inglês). O CADAF terá duração de quatro anos (2010- 2013) e dará continuidade das atividades de campo do Pronex (que se encerra em dezembro de 2011) e é parte integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Madeiras da Amazônia, coordenado pelo Inpa.
“O grande objetivo do projeto é consolidar a capacidade do LMF na elaboração, execução e monitoramento de projetos de carbono na Amazônia, de acordo com as exigências do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC)”, explica o pesquisador do Inpa e participante do projeto CADAF, Niro Higuchi.
O seminário tem por objetivo avaliar as estratégias de implementação do projeto, apresentação dos primeiros resultados decorrente da cooperação entre brasileiros e japoneses.
Higuchi destaca que esse projeto é uma troca de conhecimento e mão-de-obra. “Além de pesquisadores brasileiros e japoneses, estudantes dos programas de pós-graduação do Inpa, em Ciências de Florestas Tropicais e de Botânica, têm sido envolvidos nos objetivos do CADAF. Este Projeto envolve pesquisas conjuntas, doação de equipamentos e intercâmbio de pessoal técnico incluindo estudantes de pós-graduação do Inpa”, disse.
Inscrições
Para participar do seminário os interessados devem preencher ficha de inscrição (disponível aqui) e encaminhar para o email adelia_sampaio@yahoo.com.br. As inscrições são gratuitas e limitadas. Mais informações pelo número (92) 3643-1888.
Confira a programação completa aqui.
Redes Sociais