II Seminário de Inovação e Extensão Tecnológica é ministrado no Inpa
O evento tem o intuito de aprimorar as necessidades do Instituto e capacitar seus pesquisadores e membros da CETI
Por Fernanda Farias
A Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (CETI) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoveu o “II Seminário de Inovação e Extensão Tecnológica como fator estratégico para Amazônia” na tarde desta segunda-feira (26), no mini-auditório da Diretoria do Instituto.
O Projeto Diagnóstico Tecnológico (projeto INPA/SCUP/MCTI) foi criado pela CETI com o intuito de aprimorar a gestão das tecnologias desenvolvidas, potencializar os resultados dos projetos de pesquisas e capacitar os pesquisadores do Inpa.
“O Inpa está caminhando bem nessa globalização, e precisamos colocar a Amazônia em lugar de destaque no mundo, temas como a preservação da Amazônia, a sua biodiversidade, são muitos discutidos no mundo a fora, e sempre temos que estar procurando melhorias nas nossas tecnologias”, assim deu início as palestras o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno.
O professor daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Renato Oliveira, palestrou sobre "as autarquias científicas brasileiras em face do desafio da inovação" e explicou porque o congresso nacional precisa mudar o estatuto jurídico das universidades para que as pesquisas tenham mais força no mercado brasileiro.
Discorreu sobre como instituições exercem funções que seriam de estado. “A autarquia é uma instituição constituída para executar de forma descentralizada uma função de estado. Mas ela não é uma instituição autônoma, nem para gerir seus recursos, nem para contratar seus servidores”, explica.
O professor esclareceu aos participantes que “a inovação ocorre no mercado, disseminando um produto na sociedade” e lembrou que as empresas, por serem entes conservadores, não fazem inovação, nem as instituições de ciência e tecnologia.
A professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Wanda Aparecida Machado Hoffmann, proferiu palestra sobre “A Prestação de Serviços em Instituições Pública”, onde apresentou como funciona o corpo docente da UFSCar e sobre como as universidades tem potencial para dinamizar suas pesquisas para toda a sociedade.
Na primeira edição do Seminário de Diagnóstico Tecnológico, o tema em debate foi sobre a Sensibilização da Propriedade Intelectual e apresentação da Metodologia do Diagnóstico Tecnológico do Inpa.
Redes Sociais