Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 118ª Edição do Circuito da Ciência em clima de festa
Início do conteúdo da página
Notícias

118ª Edição do Circuito da Ciência em clima de festa

  • Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2011, 20h00
  • Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2015, 11h28

 

O acontecimento comemora três grandes eventos e reúne 300 crianças no Jardim Botânico Adolpho Ducke

Por Aline Cardoso

Daniel Jordano
Aranha caranguejeira desperta curiosidade dos visitantes

Encerrando as atividades da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e em comemoração aos dez anos do Jardim Botânico Adolpho Ducke, uma edição especial do Circuito da Ciência foi realizada sábado (22) no próprio Jardim Botânico, localizado na Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.

A atividade, uma iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), levou ao todo, quatro escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino - Padre Pedro Gislandy (Compensa), Daisaku Ikeda (São José), Ulisses Guimarães (Armando Mendes) e Presidente João Goulart (Santa Etelvina) - para participar desta edição que teve como tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.

Aproximadamente 300 crianças e adolescentes transformaram o dia nublado em uma manhã ensolarada e repleta de animação e curiosidade participando das oficinas educativas do Circuito, que despertaram o interesse dos jovens e adultos que também visitavam o local.

O pesquisador do Inpa, Carlos Bueno, fez um balanço sobre as atividades da SNCT 2011: “Cerca de 1.700 atividades realizadas no nosso estado com 200 instituições parceiras durante a SNCT este ano é realmente algo marcante. E o Inpa, com sua participação em 100 atividades diversas, realizando palestras, cursos e o próprio Circuito, faz a sua parte social de fazer a ciência ser acessível a essas crianças”, afirmou e explicou: “Cada oficina (do Circuito) é importante para entender o desenvolvimento e o funcionamento do ecossistema em que vivemos. Posso afirmar que, se aguçarmos e despertarmos nesses jovens um olhar e senso crítico para a natureza que os cerca, estaremos lidando aqui com futuros pesquisadores”.

“O Inpa tem buscado, ao longo de uma década, se reafirmar perante a sociedade com esse trabalho de extrema relevância que é o Circuito, para a popularização da ciência. Adianto e faço uma pré-análise do ano de 2011 e digo que este tem sido um ano de sucesso, conseguimos feitos nunca realizados antes, como trazer crianças de escolas ribeirinhas. Isso nos motiva a buscar mais no ano que vem”, enfatizou o coordenador do Circuito, Jorge Lobato.

Oficinas Educativas

Invertebrados Terrestres

O estande dos Invertebrados Terrestres era um dos grandes destaques do Circuito. Insetos como besouros e a aranha caranguejeira em exposição e acessível ao toque pelas crianças – com supervisão dos colaboradores da Coordenação de Pesquisas em Ecologia (CPEC) – chamou a atenção e despertou emoções das mais diversas em quem visitou o estande.

Insetos Aquáticos

Este estande apresentou, de forma lúdica, todas as fases – desde a larva até a fase adulta, hábitos e habitat dos insetos aquáticos, moradores e mantenedores dos igarapés e córregos limpos da região. As crianças ficaram encantadas com os bichinhos de pelúcia que foram reproduzidos em igual característica a esses insetos.

Vetores

O estande da Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde Malária e Dengue (CPCS) fez demonstração em microscópio dos insetos mais recorrentes da nossa região, que são os vetores da Dengue (Aedes aegypti), Malária (Anopheles) e Filariose (Culex). Neste estande foi apresentado o ciclo de vida desses insetos, formas de prevenção a essas doenças e visualização no microscópio para identificar as principais diferenças entre eles.

Cozinha Brasil

Oficina do SESI, um dos parceiros do Projeto Circuito da Ciência, apresentou maneiras de evitar o desperdício de alimentos, reeducação alimentar e aproveitamento de sobras de comidas, talos de folhas, sementes e até cascas de frutas na elaboração de deliciosas receitas.

O projeto Circuito da Ciência é uma realização do Inpa/MCTI, com patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia e apoio do SESC Amazonas, Prefeitura de Manaus (SEMMAS, SEMED), Governo do Amazonas (SEDUC), ADCAM, Magistral, SESI, Museu da Amazônia (MUSA), Associação Amigos do Peixe-Boi (AMPA), Brothers, Tartarugas da Amazônia, ASSINPA e LAPSEA/INPA.

Foto da chamada: Daniel Jordano

registrado em:
Fim do conteúdo da página