Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aberta oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas
Início do conteúdo da página
Notícias

Aberta oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas

  • Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2011, 20h00
  • Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2015, 11h14

 

A abertura ocorreu hoje, às 9h30, no Clube do Trabalhador do Sesi

Eduardo Phillipe

A solenidade contou com a presença de representantes de Instituições públicas e privadas, universidades e governo. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) foi representado pelo coordenador de extensão, Carlos Bueno.

Na ocasião, foi enfatizado a importância da difusão da ciência no Estado e a sua contribuição para a sociedade. No local, também havia estandes de várias instituições de pesquisas que divulgavam projetos de ciência e tecnologia.

De acordo com o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT-AM), Odenildo Sena, 1.722 atividades referentes à ciência foram cadastradas no Amazonas, num esforço conjunto de 241 Instituições. É o estado brasileiro com o maior número de participação na semana. “O grande feito da semana é aproximar a sociedade para entender o quanto é importante a ciência em todos os aspectos da vida. E o Inpa tem um papel importantíssimo para a ciência. Por ser uma Instituição referência, a sociedade já construiu uma intimidade com ela. Visitando seus laboratórios e quebrando o paradigma de que a ciência é para poucos”, disse Sena.

Salientando o tema desse ano, Sena destacou um maior investimento na sustentabilidade. Falou sobre os prejuízos caso um desastre climático ocorresse na Amazônia e a suas consequências em todo o planeta. “É preciso cuidar com bastante atenção dessa região. A Amazônia não pode ser mais um almoxarifado do Brasil e do mundo”, frisou. O secretário também discorreu da participação de alguns municípios na semana, como Coari, Itacoatiara, Tefé e Tabatinga.

O coordenador Nacional da Semana, Ildeu de Castro Moreira, destacou o valor da ciência e da tecnologia na vida de cada cidadão. “Todo mundo, hoje, está rodeado de tecnologia. É importante o indivíduo ter o conhecimento básico de ciência, sobre seu funcionamento e de emitir opinião sobre o meio. A população brasileira precisa ser mais educada cientificamente”, concluiu.

O coordenador também afirmou que o Inpa tem feito um trabalho extraordinário de popularização da ciência através de vários projetos, na educação de divulgar a ciência e na preocupação com a sociedade.

Por fim, o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, explanou sobre a maior participação de jovens e crianças nas informações e realidade a respeito dos temas abordados, da possibilidade dos mesmos serem os precursores na criação de novas tecnologias e a participação do Instituto no evento desse ano.

“Os jovens precisam conhecer e entender ciência. No Inpa, tivemos ano passado, 95.500 pessoas que participaram tanto em Brasília como no Amazonas. No sábado, estaremos encerrando a SNCT com o Circuito da Ciência”, declarou.

No Inpa, a programação continua até o próximo sábado (22). Para mais informações, acesse: http://www.inpa.gov.br/arquivos/Atividades_da_Semana_de_C&T.doc

registrado em:
Fim do conteúdo da página