Conhecimento sobre criadouro de vetores na Amazônia é debatido no Inpa
Pesquisadora identificou alguns cenários onde foram detectados os criadouros das larvas
Por Eduardo Gomes
Apresentar os iniciais conhecimentos sobre os criadouros de vetores da família
As apresentações fazem parte do oVll Encontro Brasileiro sobre Taxonomia e Ecologia de Chironomidae, o lV Encontro Latino-Americano sobre Simuliidae e o I Encontro Latino-Americano sobre Ceratopogonidae, que acontece desde o dia oito de outubro, nas dependências do Inpa. Ao iniciar a apresentação, Keppler ressaltou que ainda “é muito preliminar o conhecimento de criadouros de imaturos na região”.
Realizando breve abordagem sobre os tipos de cenários onde se podem encontrar as larvas, a pesquisadora elencou que na região os vetores imaturos são encontrados em ambientes aquáticos e semi-aquáticos. “Região de várzea, trechos de cachoeiras com formação de poças de água, florestas alagadas, igarapés margeados por florestas densas e margens de cachoeiras são localidades onde já detectamos esses casos”, cita.
Keppler exemplificou ainda alguns casos de coleta abundante, como no caso da palmeira de buriti. “Nessa palmeira de buriti, coletamos em abundancia, em relação aos outros invertebrados ela foi relativamente próxima. Foram coletados 9.236 indivíduos de áreas interurbanas”, explicou.
Na programação desta terça-feira, ainda ocorreram apresentações de pôsteres e reuniões setoriais. O evento que promove debates Internacionais sobre espécies comuns de mosquitos da Amazônia terá encerramento hoje (12) com uma série de apresentações, palestras e debates que ocorrerão no auditório da biblioteca do Inpa Campus I, Av. André Araújo, Aleixo.
Redes Sociais