Projeto Biotupé promove debate e workshop sobre políticas públicas
Eventos buscam discutir as relações entre unidades de conservação e o poder público
Por Eduardo Phillipe
O Projeto Biotupé promove, entre os dias 12 e 15 de outubro, o “I Redesenhando Políticas para Unidades de Conservação e X WorkShop anual do Biotupé”. O objetivo do encontro é debater o uso das políticas públicas com os moradores de unidades de conservação de uso sustentável, administradores das unidades, comunidade científica e o poder público em geral. A abertura acontece amanhã (12), no Auditório da Ciência, no Inpa e de 13 a 15 o evento acontece no Auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A convivência harmônica entre as populações humanas e a interação com o ambiente tem sido um dos principais entraves para o desenvolvimento das áreas. “É um evento científico, onde apresentamos os resultados de nossas pesquisas. Nessas ocasiões, tentamos viabilizar a comunicação com um maior número de comunitários. Fizemos um grande levantamento em todas as unidades de RDS sobre os aspectos demográficos, socioambientais e econômicos. Obtivemos resultados interessantes e os mesmo são importantes para tomada de decisões de políticas públicas, tanto municipal, federal ou estadual”, explica o coordenador geral do evento, Edinaldo Nelson.
Nelson afirma ainda que a proposta é a realização de um evento com caráter mais abrangente. “Exatamente para discutir essa questão de como a pesquisa científica pode atuar e ajudar na tomada de decisões pelos gestores ou poder público em relação às unidades de conservação e no processo de organização desses comunitários que vivem nessas áreas. Também, como eles podem usar essas informações para melhorar a vida deles nesses locais e para qualificar e embasar os seus discursos quando forem reivindicar alguma coisa do poder público”, diz.
A equipe do Projeto Biotupé, trabalhando há 10 anos na RDS do Tupé, desenvolveu e testou uma metodologia que possa amenizar essa carência e propuseram a pesquisa científica como forma de planejar e executar essas políticas públicas nessas unidades de conservação.
Para mais informações e programação completa do evento, acesse:
Redes Sociais