Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Jovens do “Programa Galera Nota 10” realizam exposição artística no Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Jovens do “Programa Galera Nota 10” realizam exposição artística no Inpa

  • Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2011, 20h00
  • Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2015, 10h16

 

Durante a abertura do evento grupos de dança de swingueira e hip hop, do Núcleo Santa Etelvina, apresentaram-se

 

Fernanda Farias

Sob o tema “Amazonas: Vidas Fragmentadas”, o Programa Galera Nota 10 lançou nesta terça-feira (27) a segunda versão do projeto de exposição de artes plásticas no Paiol da Cultura do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

O Programa tem a missão de integrar os jovens e adolescentes, que se encontram vulneráveis na sociedade, em atividades culturais, esportivas e artísticas, contribuindo dessa forma na prevenção da criminalidade e violência infanto-juvenil.

Para o coordenador geral do Programa, Efrânio Maia, é importante “criar um programa onde os jovens fossem lá voluntariamente de forma espontânea, interessados na arte, em cultura e educação” e que incentive jovens de todo o Estado a se engajarem no esporte e nas artes.

Os quadros são produzidos pelos próprios adolescentes, sob orientação do coordenador de artes do programa, o artista plástico José Veras, que está sempre em contato com os jovens, observando o progresso deles, seja nos jogos de futebol ou nas pinturas das telas. “Esses jovens só precisam de uma oportunidade para sair das ruas e mostrar todo seu talento e utilidade para a sociedade. Uma vez introduzidos no programa, os jovens não sentem mais vontade de voltar para as ruas, suas vidas começam a ter um sentindo de verdade”, comenta Veras.

A primeira fase do projeto foi em janeiro de 2009 com o tema “Fragmentos de Rua”, com propostas de ações socioeducativas gerando oportunidade de um crescimento de emprego e renda. “O programa galera nota dez mudou muito coisa na minha vida, porque eu vivia muito nas ruas e não ia pra escola, e agora não, eu tiro boas notas na escola e também aprendi a pintar quadros, quem sabe no futuro eu me torne uma profissional”, conta a estudante Ingrid Sá de Assis, de 17 anos.

A exposição ficará no Paiol da Cultura do Bosque da Ciência até dia 22 de Outubro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página