Lapsea realiza oficina para apresentar projeto Educke
O projeto procura estimular nos estudantes a busca pelo conhecimento, permitindo um novo olhar para a Reserva Ducke, um olhar de cuidado e preservação
Da redação da Ascom
O projeto de educação Ambiental para crianças e jovens “Um olhar para a Reserva Florestal Ducke” (Educke), executado pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), em conjunto com a Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), realizou nesta manhã (20), uma oficina com os gestores e coordenadores distritais de 27 escolas da rede pública estadual de ensino sobre o projeto na sala de aulas do Lapsea.
Centrado no desenvolvimento de oficinas e exposições junto aos estudantes, o projeto Educke tem por objetivo desenvolver ações que estimulem o envolvimento e participação de alunos do ensino fundamental das escolas públicas de Manaus relativos ao cuidado e a preservação da ReservaFlorestalDucke.
A meta da oficina é apresentar o desenvolvimento do projeto Educke 2011, que busca por meio do atual programa de educação ambiental e divulgação científica conclamar a cidade para lançar um olhar de cuidado para a Reserva Ducke e todos os organismos e sistemas dessa área.
As atividades do projeto serão realizadas durante um ano a partir de outubro nas escolas selecionadas. Em cada escola será realizada uma oficina sobre o histórico da criação da Reserva, as atividades científicas desenvolvidas, informações sobre a biodiversidade animal e vegetal, além da sensibilização para a proteção desse ecossistema. Todos os alunos da escola terão a oportunidade de visitar e interagir com a exposição sobre esses aspectos da Reserva Ducke. A exposição inclui ainda painéis interativos e informativos além de jogos e dinâmicas de grupo.
O projeto é patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental e conta com apoio da Moto Honda da Amazônia Ltda. Atuam como parceiros a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) na mobilização e acesso às escolas da rede. No apoio técnico científico três grupos estão envolvidos no projeto: Projeto Sauim de Coleira; Projeto PPBio e Programa de Conservação do Gavião Real.
Redes Sociais